Consultoria do Senado confirma ilegalidade no decreto das armas

A Consultoria Legislativa do Senado Federal emitiu na tarde desta quinta-feira (23) nota informativa na qual conclui que vários dispositivos do decreto das armas editado pelo presidente Jair Bolsonaro, em nova versão, são “materialmente inconstitucionais”. A minuta foi elaborada a pedido da líder do Cidadania na Casa, Eliziane Gama (MA).

Na avaliação dos consultores, pelo menos nove itens do decreto extrapolam o poder regulamentar do Executivo e contrariam frontalmente a lei n° 10.826 de 2003, também conhecida como Estatuto do Desarmamento. Por isso, podem ter sua constitucionalidade e legalidade questionadas.

A senadora Eliziane Gama protocolou na última quarta-feira um novo Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar o decreto presidencial revisado (veja aqui).

Leia também

Polarização política vai além dos índices de aprovação de Lula

O ex-presidente Bolsonaro, mesmo impedido de disputar eleições, continua sendo a principal e mais influente liderança de oposição ao governo federal.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (08/12/2023)

Deputados cozinham vetos de Lula em fogo brando

É pedra cantada que o Executivo não terá votos suficientes para manter os vetos à desoneração da folha de pagamento, marco temporal das terras indígenas , novo arcabouço fiscal e nas votações do Carf.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (07/12/2023)

Desafio de Haddad é fechar ano com reforma tributária

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (PLN 4/23), deputado Danilo Forte (União-CE), aguarda a aprovação da reforma tributária para apresentar seu parecer definitivo.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!