A temporada de encontros partidários do Cidadania no estado do Rio chega ao fim, com o Congresso Estadual, que será realizado no próximo dia 29, a partir das 10hs, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Palácio Pedro Ernesto, no Centro. Para este evento, estão confirmadas, as presenças do presidente nacional do partido Comte Bittencourt, do presidente estadual e prefeito de Macaé, Welberth Rezende e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.
“O Congresso Estadual será importante para eleger o novo diretório estadual, mostrar a força política do Cidadania e afirmar o compromisso das principais lideranças no Estado com os valores democráticos”, comentou Comte.
Como preparação para o Congresso Estadual, o Cidadania cumpriu uma extensa agenda de encontros regionais. Nos últimos 3 meses, foram oito eventos, do Sul ao Noroeste do Estado. Em 16 de agosto, o partidodeu início a série com o Congresso Municipal realizado no Rio de Janeiro no Teatro João Theotônio, no Centro. Durante o encontro, foi eleito o novo diretório municipal do partido na capital fluminense, cuja presidência ficou a cargo do ex-secretário municipal, Vinícius Cordeiro. O evento também celebrou a filiação de mais de 250 novos membros. Na convenção do Cidadania no Leste metropolitano, realizada na Câmara Municipal de Niterói foi feito o anúncio oficial do apoio do partido à pré-candidatura de Eduardo Paes ao governo do estado, em 2026, caso o prefeito do Rio venha a concorrer. Presente ao encontro, Paes ressaltou a importância do Cidadania em sua aliança.
A Câmara Municipal de Teresópolis foi palco da rodada de Congressos Municipais do partido da Região Serrana e adjacências. Este foi o terceiro encontro regional organizado pelo partido em 2025, que elegeu novos diretórios.
O ex-deputado e atual vice-presidente estadual do Cidadania, Nilton Salomão, conduziu o encontro que elegeu como presidentes Teco Despachante (Teresópolis), Alexandre Cruz (Friburgo), Dr. Zezinho (Carmo), Alberto Matos (Duas Barras), Herica da Água (Itaboraí), Guimarães (Cordeiro). O congresso municipal no Sul Fluminense também mostrou a força do partido. Resende, Valença, Barra do Piraí, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Barra Mansa elegeram novos mandatos de seus diretórios municipais do Cidadania. As eleições ocorreram durante o encontro na Câmara de Resende. O presidente estadual do Cidadania e prefeito de Macaé, Welberth Rezende mostrou otimismo com as próximas eleições e comprometido o fortalecimento do partido na região.
O Cidadania também chegou ao Noroeste Fluminense, para um encontro concorrido na Câmara Municipal de Itaperuna. O ex-vereador Glauber Bastos, pré-candidato do partido a deputado, organizou um evento de peso que contou com a participação do presidente estadual do Cidadania, Welberth Rezende.Em Carapebus, o prefeito do Cidadania Bernard Tavares realizou o maior encontro regional do partido, com mais de mil pessoas. O encontro contou com as lideranças da região Norte Fluminense, como o prefeito Valimr Lessa, de Conceição de Macabu.
Na Região dos Lagos, o Cidadania renovou os mandatos das direções municipais do partido em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Silva Jardim, Araruama e Iguaba Grande. O anfitrião do evento, o ex-prefeito de Iguaba Grande Vantoil Martins, que também é vice-presidente estadual do partido, reforçou na ocasião a importância da região ganhar representatividade em nível estadual e federal. Vantoil que é pré-candidato a deputado estadual enfatizou que a Região do Lagos soma mais de 1 milhão de habitantes e um turismo predominante. O ciclo de encontros regionais se encerrou na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias, que reuniu lideranças de Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Itaguaí, entre outros municípios da região. O ex-deputado estadual Marco Figueiredo lançou sua pré-candidatura no evento.
Para o último congresso do ano, o partido também promete presenças importantes durante o encontro, que terá lideranças do Cidadania no estado e autoridades, como o prefeito do Rio Eduardo Paes.
