Presidente nacional cumpre intensa agenda em Lages e Itajaí, fortalece alianças e planeja nova etapa da organização partidária catarinense
O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, esteve em Santa Catarina nesta semana cumprindo uma série de compromissos políticos que marcaram o início de uma nova fase de reorganização do partido no estado. A chamada “turnê catarinense” teve paradas estratégicas em Lages e Itajaí, consolidando alianças com lideranças locais e reforçando o compromisso da sigla com o fortalecimento da democracia e da presença cidadã nos municípios.
Na quarta-feira (11), Comte desembarcou em Lages, principal cidade da Serra Catarinense, onde foi recebido pela prefeita Carmen Zanotto, que também preside o Cidadania em Santa Catarina. Em uma reunião produtiva, discutiram o cenário político estadual e nacional, além dos próximos passos da reorganização partidária diante das mudanças congressuais previstas para o segundo semestre.
Carmen, que governa o município com expressivos 77% dos votos, apresentou os avanços da sua gestão e o protagonismo do partido na cidade. Lages é referência para o Cidadania: além da prefeita, o partido elegeu a vereadora mais votada, Bruna Uncini (3.134 votos), e mantém uma bancada de seis vereadores, três deles mulheres — com destaque para a líder do governo, professora Elaine Moraes, e a secretária municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte.
Durante o encontro, Comte Bittencourt ressaltou o orgulho do partido em contar com lideranças como Carmen Zanotto e recebeu dela o convite para participar de uma grande reunião estadual na capital no mês de julho, já com foco nas eleições de 2026.
Na quinta-feira (12), a agenda seguiu para Itajaí, onde Comte foi entrevistado ao vivo no programa Café Debate, da Rádio Univali. Acompanhado de figuras expressivas do Cidadania no estado, como o vereador Bruno Cunha (Blumenau), o mais votado do município com 5.851 votos, e o secretário de Defesa do Cidadão de Biguaçu, Laudemir Clóvis Pastorello (Chimia), ele debateu os rumos do Brasil e o papel do Cidadania como alternativa democrática e inovadora no cenário político.

À tarde, Comte participou de um encontro organizado pelo Diretório Municipal de Itajaí, que reuniu lideranças locais, como Talien Eline Stofelli Assis, diretora executiva da Secretaria da Promoção da Cidadania, e o presidente municipal do PSDB e vereador Sandro Roberto Serpa, eleito pela Federação PSDB-Cidadania. Os presidentes municipais Eduardo Assis (Itajaí) e Reginaldo Fogaça (Biguaçu) também acompanharam a agenda.

Ao final da visita, Comte Bittencourt reafirmou seu retorno ao estado no próximo mês para seguir com o processo de reorganização e fortalecimento da legenda: “Santa Catarina tem enorme potencial para consolidar um novo ciclo de protagonismo do Cidadania. Estamos prontos para esse desafio.”