Cristovam Buarque volta à cena política como pré-candidato a deputado federal em 2026

O ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque foi anunciado pré-candidato a deputado federal pelo Cidadania-DF.

A decisão foi oficializada durante reunião da executiva regional do partido, e celebrada como um passo estratégico para fortalecer as propostas do partido no cenário nacional e local.

Vice-presidente nacional do Cidadania e presidente da sigla no Distrito Federal, Cristovam agradeceu o apoio e afirmou estar motivado para contribuir com ideias voltadas à educação, segurança, saúde e demais áreas essenciais. “Aceito esse desafio com grande entusiasmo. Caso o eleitor do DF permita, pretendo contribuir com propostas para o país e para o Distrito Federal”, declarou.

Com uma trajetória reconhecida pela defesa da educação, Cristovam foi reitor da Universidade de Brasília (UnB), governador do DF, senador por dois mandatos e ministro da Educação. Seu legado inclui a criação do Bolsa-Escola, programa pioneiro de transferência de renda que influenciou políticas públicas em todo o país.

O retorno de Cristovam à disputa eleitoral marca uma tentativa de reacender debates sobre políticas sociais estruturantes, especialmente num momento em que a educação e a equidade social voltam ao centro das discussões políticas.

fonte: https://entorno.jornalopcao.com.br/politica/cristovam-buarque-volta-a-cena-politica-como-pre-candidato-a-deputado-federal-em-2026-25105/

Leia também

Prisão de Carla Zambelli na Itália: o que esperar do processo jurídico internacional

A recente prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP),...

Reunião Ordinária da Executiva Nacional

Ofício 021/2025 - Cidadania/DN Brasília, 28 de julho de 2025 Prezados(as)...

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!