Executiva se reúne para debater cenário eleitoral de 2026 e preparação para o Congresso do partido

A Executiva Nacional do Cidadania realizou nesta segunda-feira (26) uma reunião com a presença de 18 dos seus 24 membros para discutir o cenário político e as possíveis alianças partidárias com vistas às eleições de 2026.

Durante o encontro, o presidente nacional do partido, Comte Bittencourt, destacou a importância das conversas que vem realizando nos estados com as bases partidárias. Segundo ele, a escuta das lideranças locais e presidentes estaduais tem sido essencial para compreender a realidade de cada região e identificar o melhor caminho para o Cidadania e para o futuro do país.

Comte também afirmou que está atento ao movimento das principais lideranças políticas nacionais, analisando como os partidos estão se articulando, e ressaltou a importância da força organizacional interna do Cidadania. “A estrutura partidária é fundamental para que, em julho, possamos ter um direcionamento claro, seja para seguir com uma nova federação partidária ou de forma independente”, afirmou.

Para Elza Correia, integrante da Executiva pelo Paraná, o momento político atual não permite que o Cidadania caminhe sozinho. Ela defendeu uma aproximação com partidos que compartilham do mesmo campo ideológico e histórico do Cidadania, buscando evitar desgastes com a atual federação partidária.

“Precisamos definir, com clareza e objetividade, os caminhos políticos do nosso partido — não apenas para as eleições de 2026, mas também para o futuro do Cidadania. Precisamos saber o que queremos e para onde vamos”, pontuou.

Elza também elogiou o clima da reunião, que considerou tranquilo, e atribuiu esse ambiente à forma como o presidente tem conduzido o partido. “Comte tem feito uma gestão democrática, respeitosa e participativa. Ele está ouvindo os presidentes estaduais, o que tem permitido construir uma linha de consenso interna para que possamos fortalecer, reestruturar e resgatar a identidade do Cidadania como referência nacional”, completou.

Luciano Rezende, presidente do partido no Espírito Santo, também avaliou a reunião de forma positiva e destacou o método adotado pela direção nacional. “A escuta promovida pelo presidente Comte junto a lideranças e mandatários em todo o país cria um ambiente de debate onde todos se sentem parte do processo decisório”, afirmou. “Estamos diante de uma definição estratégica para o partido, tanto na relação com outras legendas quanto na estruturação de candidaturas para deputado federal, senador e governador. A gestão compartilhada é uma característica marcante do Cidadania, e será determinante para definirmos nosso rumo em 2026, com representatividade em todo o Brasil.”

No que diz respeito à preparação dos congressos partidários, Comte informou que está sendo elaborado um documento-guia para os debates. A proposta passará inicialmente pela Comissão Executiva Nacional, depois será submetida ao Diretório Nacional e, após aprovação, seguirá para os congressos municipais e estaduais, culminando no Congresso Nacional.

Comte propôs que a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) coordene os diversos grupos temáticos que se formaram no WhatsApp em áreas como Saúde, Educação, Segurança entre outros. A ideia é organizar as contribuições de modo que elas dialoguem melhor com o documento-base que está em elaboração.

Sobre o cronograma de aprovação do documento-guia, Comte encaminhou que a apresentação à Executiva ocorrerá no início de junho. A partir disso, será aberto um prazo de 20 dias para o recebimento de contribuições. Concomitante a isso, será feita uma nova rodada de debates com os presidentes estaduais sobre os rumos do partido. Na última segunda-feira de junho, a Executiva se reunirá novamente para deliberar sobre o rumo político do partido e a aprovação do documento com as contribuições recebidas, para que possa então ser submetido à decisão do Diretório Nacional — colegiado máximo do partido — que balizará, então, os congressos municipais e estaduais e nacional.

Na reunião, o ex-deputado Arnaldo Jordy solicitou que o documento com o posicionamento do Núcleo de Sustentabilidade, aprovado na última reunião, seja oficialmente publicado como uma diretriz da Executiva Nacional — sugestão também acolhida pelos presentes.

Leia também

Cidadania repudia ataques à Marina Silva durante audiência no Senado

NOTA DE REPÚDIO - Cidadania 23 O Partido Cidadania manifesta...

Presidente nacional do Cidadania quer levar Luciano Rezende para o Congresso

Dirigente também esteve no Palácio Anchieta com o governador...

Tribuna Independente: Cidadania e PSB caminham para formalizar uma federação

Régis Cavalcante diz que tratativas estão bem avançadas com...

Diego Santos é o novo presidente da Comissão Provisória do Cidadania no Amapá

O Cidadania anunciou nesta terça-feira (14) a nomeação da...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!