Com a presença do presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, o diretório estadual realizou nesta terça-feira, 13, em Curitiba, reunião para apresentar mais de 30 pré-candidatos a deputado, realizar novas filiações e discutir a conjuntura nacional e estadual.

O encontro contou também com a presença do presidente estadual, Hélio Wirbiski, do deputado estadual, Leônidas Fávero Neto, do ex-deputado federal, Rubens Bueno, da presidente municipal do Cidadania, Mirella Ferraz e diversas outras lideranças.
Hélio Wirbiski abriu o encontro e ressaltou os próximos passos do Partido. “Após essa federação que literalmente não deu certo, o Cidadania está resgatando sua identidade. No Paraná temos uma história respeitada com tradição de montar boas chapas e este será nosso foco para 2026”, ressaltou.
Presidente Nacional no Paraná
Sobre sua passagem pelo Estado, Comte disse que “foi uma viagem muito produtiva. Estivemos com o Governador e conversamos muito sobre a conjuntura. Agora estamos reunidos com este colegiado para falar dos desafios que temos pela frente”, destacou.


O presidente nacional continuou falando sobre os próximos objetivos da sigla. “Precisamos e devemos tomar decisões importantes visando as eleições de 2026, porém, acima de tudo, com foco no nosso projeto político”, ressaltou.
Sobre a federação com o PSDB, Comte foi objetivo. “Estamos saindo de uma história que não temos muito o que contar de bom. Porém, acredito que não temos que falar sobre o que passou, importante é olharmos para frente e coletivamente tomarmos as próximas decisões mais adequadas para o partido, para os estados e para os projetos de cada um”, afirmou.
Já Rubens Bueno falou sobre sua visão da atual gestão. “O Hélio vem na presidência do partido fazendo um papel muito adequado. Com ajuda de muitos, principalmente das mulheres, está realizando uma excelente gestão e queremos que este trabalho continue”.

Para Mirella Ferraz, o momento do partido é de caminhar sozinho. “Acredito que temos que fortalecer essa bandeira de continuarmos o nosso caminho de forma independente”, relatou.
Por fim, o deputado Leônidas reforçou as palavras da presidente municipal e falou sobre o que espera para o partido em 2026. “O Cidadania puro anda muito melhor, mesmo que tenhamos dificuldades em passar pela cláusula de barreira em 2026. Aqui no Paraná nossa opinião é bem clara”, finalizou.
Filiações
Durante o encontro foram abonadas diversas novas filiações, entre elas, do ex-atleta de futebol profissional, Ney Santos, do ex-candidato a prefeito de Pinhais em 2024, Marinho Guimarães, e da liderança política, Cícero Lourenço de Paula.

Eleições 2026
Por fim, com o objetivo de fortalecer o partido para as eleições de 2026, foram apresentadas nesta reunião mais de 30 nomes de pré-candidatos e pré-candidatas a deputado estadual e federal.