Prefeitura de Macaé promove saúde bucal e oferece até serviços em domicílio

Proporcionar sorrisos é espalhar a felicidade. O acesso à saúde bucal melhora a autoestima e a qualidade de vida. Por isso, a Prefeitura de Macaé, comandada pelo Cidadania, está ampliando a Rede de Atenção à Saúde Bucal e fazendo história no interior do Estado do Rio de Janeiro, ao oferecer cuidados em unidades de emergência 24 horas, especialidades odontológicas e atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e Similares e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs). O atendimento pode ser até domiciliar, em casos de pessoas acamadas.

Segundo a Coordenadora de Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, são realizados, por mês, 8 mil atendimentos nos serviços de atenção básica (UBSs e ESFs). Na emergência, o número de assistidos chega a 5 mil. Outras 1,5 mil pessoas utilizam, mensalmente, o Centro de Especialidades Odontológicas. Em pediatria, são cerca de 500 atendidos. Anualmente, o número de próteses chega a mil.

“A odontologia de Macaé acaba sendo referência para outros municípios devido aos serviços que são oferecidos, além de toda a parte cirúrgica que é realizada aqui”, diz Carla. Os tratamentos são tão completos que não há necessidade de enviar pacientes para outros municípios. Entre os procedimentos realizados em Macaé, a coordenadora cita a sedação com óxido nitroso em pacientes especiais e pessoas que tenham alguma dificuldade no atendimento com dentistas.

“Macaé é o único município do interior do Rio que oferece esse serviço na esfera pública”, afirma Carla Bittencourt, que acrescenta outro serviço importante: o atendimento domiciliar para pessoas acamadas. “Nesse caso também é necessário ligar para a central de marcação e explicar a situação daquele paciente, criança ou adulto, para fazermos agendamento da consulta pelos profissionais especializados”.

A gestão do programa é da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o portal da Prefeitura, para realizar os atendimentos de forma eficaz e organizada, os serviços odontológicos são classificados segundo o nível de complexidade da assistência prestada e divididos nas esferas das unidades de emergência 24h, UBSs e similares e ESFs. Pessoas Portadoras de Deficiência (PCDs), têm prioridade.

Leia também

Secretário-geral visita Goiás para acompanhar reestruturação do Cidadania no estado

O Cidadania está passando por uma fase de reestruturação...

Vigilância em Saúde de Campo Mourão se torna exemplo de sucesso no Paraná

O município de Campo Mourão, administrado pelo prefeito Douglas...

ATENÇÃO DIRETÓRIOS: Pedido de tempo de TV deve ser feito de 10 a 25 de maio

A direção nacional do Cidadania alerta os diretórios estaduais...

Executiva Nacional discute preparação para próximas eleições no dia 26 de maio

Os integrantes da Executiva Nacional do Cidadania se reúnem...

Prefeitura de Nova Lima lança app para inclusão da comunidade surda

A Prefeitura de Nova Lima, administrada por João Marcelo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!