Olhar feminino perpassa temas com foco diferenciado, dizem secretárias
A Executiva da Secretaria das Mulheres do Cidadania se reúne no próximo dia 18 para debater temas como associativismo feminino, marketing político, redes sociais, inteligência artificial e sustentabilidade do núcleo, entre outras pautas.
“Será uma reunião ampliada, para a qual convidamos mulheres líderes para compartilhar experiências, lutas, dores e alegrias de ser mulher”, diz a secretária Juliet Matos. Vereadoras eleitas recentemente também foram convidadas. A participação poderá ser presencial ou virtual. Essa opção híbrida possibilita alcançar mulheres nos diversos estados e municípios.
A secretária Raquel Dias enfatiza que a reunião objetiva “mover as células estaduais e municipais nesse momento pós-eleitoral para ouvir o que as eleitas têm a dizer”. A secretaria, diz ela, “quer ser o auxílio, o suporte para as mulheres que estão na política representando o partido”.
Segundo Raquel Dias, mulheres líderes em suas respectivas áreas de atuação vão otimizar a reunião da Executiva. “Essas lideranças vão ser as vozes para que o conteúdo técnico chegue até as mulheres, num processo de movimentação e qualificação de lideranças para disputar eleições como as que estão por vir em 2026”.
Também estarão na reunião mulheres que fazem parte da Executiva Nacional do partido. “Como a gente, como dirigentes, olha para o espaço de vivência das mulheres que perpassa tudo? Por exemplo, a violência está em toda parte, mas ela atinge de forma mais intensa as mulheres. Precisamos também contar com o engajamento dos homens para tornarmos o partido cada vez melhor”, diz Juliet.
Questões como fake news também estarão na pauta. “Também a discussão sobre marketing político é imprescindível para clarear questões como as linguagens adequadas às diferentes mídias”, observou. Ativismo e participação em movimentos sociais também serão discutidos na reunião das mulheres.