Amom Mandel aprova projeto na Comissão de Meio Ambiente que traz solução para descarte de lixo eletrônico feito por órgãos públicos federais

O deputado federal mais jovem do Congresso Nacional, Amom Mandel (Cidadania-AM), aprovou relatório sobre a instituição da Política Federal TI Verde, que promove a reutilização e reciclagem de computadores e acessórios descartados pelos órgãos públicos federais. Na defesa do projeto de lei, o parlamentar explicou que o Brasil é um dos líderes na produção desse tipo de lixo, que causa um problema ambiental desnecessário ao país, já que esse material poderia ter uma grande eficiência se fosse reaproveitado.

A matéria foi votada na última sessão do ano da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) e seguirá, no retorno das atividades legislativas, para apreciação nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e (CTCI) Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, irá ao Plenário.

Para Amom, o descarte do lixo eletrônico é um dos desafios da gestão de resíduos no planeta. O deputado defende a aplicação correta da Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira, por isso ao observar que o descarte incorreto de dispositivos eletrônicos cresce cerca de 4% a cada ano, prevê um problema futuro ao país se alguma medida não for tomada.

“O descarte incorreto desses resíduos, além de danoso ao meio ambiente, é também um grande desperdício, já que, quando reciclados, os REEE podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias, evitando a extração de recursos limitados da natureza”, especificou em um trecho do relatório.

Outras relatorias

Além desse relatório, Amom também defendeu a rejeição da proposta que pede a alteração dos ritos de aplicação de multas e outras sanções administrativas para condutas e atividades que configuram crimes ambientais. Para esse relatório, foi pedido vista para melhor análise do parecer.

Leia também

João Marcelo busca a reeleição para melhorar ainda mais a administração em Nova Lima

A campanha de João Marcelo (Cidadania) pela reeleição para...

Paranavaí: Doutor Leônidas reassume coordenação regional do Cidadania

O vereador de Paranavaí, Doutor Leônidas Fávero Neto, reassumiu...

Nota de Pesar: Cidadania lamenta morte de dirigente no Piauí

CIDADANIA 23 – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PIAUÍO Diretório Estadual...

Campanha de Carmen Zanotto empolga Lages, que já prevê uma revolução na administração

Deputada federal das mais conceituadas no Parlamento brasileiro, a...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!