Eliziane Gama apresenta projeto para garantir vagas para mulheres em comissões do Senado

Senadora diz que medida é necessária porque a realidade brasileira expõe a sub-representação feminina no Parlamento (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), apresentou projeto de resolução (PRS 36/2021) para alterar o Regimento Interno e assegurar a participação de pelo menos dois membros da bancada feminina nas Comissões Permanentes e Temporárias da Casa.

Para a senadora, a representatividade feminina precisa ser fortalecida nas diversas comissões do Senado.

“A proposta se insere no processo de fortalecimento da atuação do movimento das mulheres no Parlamento, com vistas à obtenção da igualdade de gêneros na política, movimento que vem se desenvolvendo no nosso país e em todo mundo”, destacou a líder.

Eliziane Gama enfatizou que a realidade brasileira expõe a sub-representação feminina no Parlamento em dissonância com o relevante papel e as grandes responsabilidades que as mulheres assumem na sociedade. 

“É importante que ações como a reserva de vagas para candidatas mulheres nas eleições; a formalização da atuação conjunta nas casas legislativas, mediante as bancadas femininas; a instituição da Procuradoria Especial da Mulher, como já existente do Senado Federal, sejam incentivadas e ampliadas”, defendeu.

O projeto de resolução assegura que, instaladas as Comissões Permanentes e Temporárias pelo critério de proporcionalidade, constatado que não há no colegiado membro da bancada feminina, serão criadas vagas adicionais destinadas às mulheres.

Leia também

Roberto Freire: Pela liberação do Canabidiol e do uso recreativo da maconha

É preciso ir além de medidas que estimulem a produção comercial do medicamento, restrita devido à legislação e ao entendimento dos tribunais.

Cidadania do Paraná expulsa envolvidos em atos terroristas em Brasília

Diretórios do Cidadania nos municípios de cada um dos envolvidos foram dissolvidos ainda em 2022

Eliziane Gama critica inação e conivência do GDF com atos terroristas

A líder da bancada feminina no Senado Federal, Eliziane Gama (Cidadania-MA), declarou neste domingo (8), que é inadmissível que extremistas invadam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal

Vice-presidente do Cidadania condena atos terroristas em Brasília, questiona segurança do DF e cobra punições

Para Rubens Bueno, o Brasil não pode jamais ficar refém de uma minoria de extrema-direita criminosa, que precisa ser enquadrada como terrorista

Anderson Fogo é aclamado coordenador distrital do Igualdade 23-DF

Assistente social chama atenção para a relevância de que o Cidadania se prepare para ter candidatos aos cargos de conselheiros tutelares em 2023.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!