Comissão aprova pedido de informações de Eliziane Gama sobre cortes do Bolsa Família durante pandemia

Estudo do Consórcio de Governadores aponta a queda do número de famílias que deixaram de receber o auxílio nas regiões Norte e Nordeste (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A Comissão Temporária de Enfrentamento à Covid-19 aprovou, nesta segunda-feira (17), requerimento, apresentado pela  líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA),  em que solicita ao ministro da pasta da Cidadania, João Roma, informações sobre a redução no número de beneficiários no Programa Bolsa Família nas regiões Norte e Nordeste, entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021.

O pedido de explicações da senadora se justifica diante do levantamento realizado pelo Consórcio dos Governadores do Nordeste, realizado de março de 2020 a janeiro de 2021,  apontando que  48.116 famílias dos estados nordestinos deixaram de receber o auxílio do Bolsa-Família durante a crise sanitária da pandemia da Covid-19.

De acordo com o estudo, no mesmo período, a região Norte teve saldo negativo de cerca de 13.104 inscritos a menos no programa.

“É necessário que o ministro [João Roma] dê informações detalhadas sobre esse fato, que classificamos como grave. Não dá para entender que em plena crise sanitária gerada pela pandemia da Covid-19 milhares de famílias do Nordeste e do Norte não tenham recebido a devida atenção do Estado brasileiro”, diz Eliziane Gama na justificativa do requerimento.

No documento, a parlamentar pede ainda que a pasta  encaminhe à comissão a planilha da base de dados do Governo Federal com a soma dos cortes do Bolsa Família nas regiões Norte e Nordeste entre os anos 2019, 2020 e 2021; a planilha da base de dados com o número de famílias, detalhada por regiões, que aguardam análise para ingressar no Programa Bolsa Família; e a planilha da base de dados com o percentual, por regiões, de famílias que ingressaram no Programa Bolsa Família no ano de 2019, 2020 e 2021.

A senadora maranhense pede também que João Roma esclareça se as inserções ao programa vêm se dando de forma proporcional à demanda do território nacional e informe sobre o quantitativo, por região, das famílias que se encontram em situação de extrema pobreza no Brasil.

Prazo Constitucional

De acordo com a Constituição, o ministro da Cidadania tem um prazo de 30  dias para responder aos questionamentos  formulados pela senadora Eliziane Gama.

Leia também

Edital de convocação de reunião extraordinária do Diretório Nacional do Cidadania

Ofício 030/2025 - Cidadania/DN Brasília, 25 de novembro de 2025. Pelo...

Ato da Secretaria-Executiva nº 02/2025

Dispõe sobre a comunicação das providências decorrentes do Ato...

Adeus ao Poeta da Política

José Alberto Pepe Mujica Cordano: O Guerreiro, o homem...

Luiz Carlos Azedo: Menos ambição e mais modéstia

Os trilhos nos quais o novo governo deve e pode avançar são o fortalecimento da democracia, com respeito a suas instituições.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!