O vice-líder do Cidadania na Câmara, deputado federal Daniel Coelho (PE), manifestou apoio, nesta quinta-feira (6), à quebra de patentes de vacinas contra a covid-19. Coelho lembrou que o Brasil já liderou esse caminho, quando passou a produzir remédio anti-Aids controlado por um único laboratório à época.
“A estabilidade jurídica é algo essencial para uma economia saudável. Porém, há momentos, onde a defesa da vida está em jogo. O Brasil já foi líder na quebra de patentes para medição de HIV e na luta pelos genéricos. Precisamos apoiar a quebra de patentes para vacina contra COVID”, disse o parlamentar.
Nesta quarta-feira (5), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou apoio à suspensão de patentes de imunizantes contra covid-19. A União Europeia também sinalizou disposição para tratar do assunto.
Com a suspensão, fabricantes de todo o mundo terão acesso aos conhecimentos para fabricar as vacinas, aumentando a produção e a velocidade de imunização. A decisão isolou mais uma vez o governo Bolsonaro, que é contrário à abertura e tenta barrar a proposta na Câmara dos Deputados.
“Mais uma vez graças a Bolsonaro, o Brasil fica isolado na contramão de seus maiores parceiros internacionais. Recusou aliança com a Índia pela suspensão de patentes e agora vê os EUA de Biden se juntarem a esse movimento por mais vacinas na OMC”, destacou o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.