Eliziane Gama pede sanção de projeto que prevê igualdade salarial para mulheres

Senadora diz que proposta ‘faz justiça à luta histórica das mulheres no mercado do trabalho’ (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Com hastag ‘PL130SacionaPresidente’, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e as demais senadoras que compõem a bancada feminina do Senado pediram nesta sexta-feira (23), nas redes sociais (veja abaixo), mobilização a favor da sanção presidencial, sem vetos, do projeto (PLC 130/2011) que determina pagamento de multa pelo empregador que remunerar de forma desigual homens e mulheres exercendo a mesma função.

Entre  outras medidas, o texto prevê multa para o empregador que pagar salários diferentes para a mesma função, em razão do gênero.

“Precisamos nos unir pela sanção presidencial dessa proposta que faz justiça à luta histórica das mulheres por igualdade salarial no mercado do trabalho”, defendeu a senadora, que é jornalista e radialista.

“Na redação, muitas vezes manifestamos o nosso inconformismo contra essa dura realidade. Basta de discriminação”, pediu.

Eliziane Gama disse ainda que a sanção presidencial é “um passo decisivo” para legitimar, na prática, o direito da igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo que é garantido pela Constituição de 1988.

“Seria um grande retrocesso na luta das mulheres por igualdade que o presidente Bolsonaro pense o contrário”, postou na rede social.

Multa na CLT

De acordo com o projeto, a empresa punida deverá compensar a funcionária alvo da discriminação com o pagamento de valor correspondente a até cinco vezes a diferença verificada. Essa indenização deverá ser multiplicada pelo período de contratação, até um limite de cinco anos. (Assessoria da parlamentar)

Leia também

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (26/04/2024) MANCHETES DA...

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!