Relatora informa que falta de kit intubação tem provocado revisão de protocolos

A relatora da comissão externa de enfrentamento à Covid-19, deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), afirmou nesta terça-feira (23), que o mais novo desafio de profissionais de saúde, no combate ao coronavírus, tem sido o de buscar alternativas para a falta de insumos do chamado “kit de intubação”.

Segundo ela, a falta da medicação que é composta por sedativos, anestésicos e bloqueadores musculares tem levado muitos profissionais da área a buscar novos protocolos de atuação em casos graves da doença.

O relato de Carmen foi feito durante reunião do colegiado que discutiu a crise no fornecimento de medicamentos para intubação.

“Neste período com esta nova onda da Covid, com este vírus em mutação, a situação é muita mais complexa. Há vários pacientes aguardando leitos de UTI, nas UPAs e nos centros de triagem. Há profissionais de saúde debatendo a busca de alternativas e de criação de protocolos para substituírem os medicamentos-padrões de intubação em função da falta real em alguns hospitais e outros com estoques baixíssimos”, disse a parlamentar.

Zanotto acrescentou que a falta destes insumos aumenta ainda mais o estresse das equipes de saúde no atendimento aos pacientes com coronavírus. A carência de medicamentos se soma ao quadro de falta de leitos de UTI, de oxigênio, de respiradores entre outros itens necessários ao tratamento da doença.

Enfermeira de formação, Carmen Zanotto lembrou ainda que os remédios utilizados na intubação de pacientes não são utilizados apenas no tratamento da Covid.

Pessoas com traumas ou que serão submetidas a cirurgias cardíacas também demandam esse tipo de insumo.

Leia também

Ato da Tesouraria Nacional nº 03/2025

Dispõe sobre a adoção de medidas financeiras para regularização...

Região dos Lagos recebe lideranças do Cidadania em Congresso Municipal

O Cidadania na Região dos Lagos renovou os mandatos...

Congresso Municipal reforça união e fortalecimento do Cidadania 23 em Londrina

O Congresso Municipal do Cidadania 23 de Londrina, realizado...

Cidadania dá largada à renovação dos diretórios no Espírito Santo

O Cidadania23 realizou neste sábado (26) o primeiro congresso...

Cidadania fortalece base no Espírito Santo

O Cidadania23 está em plena retomada de sua organização...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!