PEC da imunidade: “Temos que ter maturidade e não retroceder no combate à impunidade”, diz Manente

Líder do Cidadania na Câmara dos Deputados defende mais debate em vez de tramitação relâmpago

O líder do Cidadania, Alex Manente (SP), defendeu, na sessão da Câmara na tarde desta sexta-feira (26), “mais tempo para que não façamos uma impunidade em vez de imunidade”. Para o deputado, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que trata de regulamentação das prerrogativas parlamentares precisa ser melhor analisada antes da deliberação do plenário. Essa foi a posição vencedora ao final da sessão.

Pelo segundo dia seguido, o plenário da Casa analisou a matéria, cujo rito processual, com a deliberação da Comissão de Constituição e Justiça e de comissão especial, não foi seguido. É neste ponto que Manente pediu cuidado. Para ele, o rito é muito importante, por abrir espaço para debates e eventuais mudanças no texto. Nós entendemos que é um tema meritório, necessário porque é importante delimitar o artigo 53 da Constituição”, disse, referindo-se às prerrogativas que têm os deputados.

O líder afirmou ainda que é preciso também delimitar as imunidades, como liberdade de voz e voto. “A deputada relatora, Margareth Coelho se desdobrou para fazer as alterações necessárias, mostrando que é imprescindível mais tempo para analisar essa mudança constitucional”.

O parlamentar insistiu que “precisamos aprimorar o texto e aprovar as respostas que o Parlamento precisa dar na sua própria regulação das prerrogativas. Temos que ter maturidade e não retroceder no combate à impunidade”. A passagem do texto pela CCJ e pela comissão especial dariam melhor entendimento no entender da PEC e das modificações, acrescentou.

“Não podemos permitir que um tema tão nobre fique misturado com algo rápido que a Casa quer fazer na sua autoproteção”, salientou Manente. Com a volta do funcionamento das comissões , para o parlamentar, dá um grande alento à Câmara, que possibilitará a votação, depois de muito debate, da PEC de sua autoria, que permite prisão após condenação em segunda instância.

Leia também

Cidadania 23 celebra Nova Lima como 6ª cidade do Brasil em sustentabilidade fiscal

Reconhecimento nacional destaca gestão responsável e compromisso programático do...

Cidadania elege Gideon Clarindo presidente do partido em Una

Com informações de Eduardo Dias O vereador Professor Gideon Clarindo...

Cidadania de Aracaju convoca Congresso Municipal para outubro

O Diretório Municipal do Partido Cidadania de Aracaju realizará...

Cidadania e PSB debatem nominatas no estado do Rio

Depois de participar de diversos encontros com as representações...

CONVOCAÇÃO – CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIA DE Una – Bahia

A comissão provisória do Cidadania do município de Una,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!