Eliziane Gama: ‘Negligência e falta de planejamento’ no plano de vacinação ‘poderão ceifar mais vidas’

O governo federal tem acordos de intenção de compra de vacinas com três laboratórios, mas nenhum negócio ainda foi fechado e não há data exata para o início do plano de imunização contra a Covid-19 no País (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Com a falta de planejamento e de previsão para o início da vacinação contra Covid-19 no País, a líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), criticou nesta terça-feira (29) o governo do presidente Jair Bolsonaro pelo atraso na imunização dos brasileiros, no momento em que vários países, inclusive da América Latina, anunciam a aplicação da vacina na população.

“A Argentina já começou a vacinação, até a Venezuela já anunciou o plano de imunização. Enquanto isso no Brasil, são 200 mil mortos pela Covid e o presidente acusa os laboratórios pelo atraso. Negligência e falta de planejamento que poderão ceifar mais vidas”, escreveu a senadora em sua conta no Twitter.

Nesta segunda-feira (28), Bolsonaro repetiu que não está preocupado com o início da campanha de vacinação no Brasil, pois o processo depende da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para o presidente, diante de um mercado consumidor “enorme” no Brasil, os laboratórios é que deveriam estar interessados nos pedidos de autorização junto à Anvisa e em vender a vacina ao País.

O governo federal tem acordos de intenção de compra de vacinas com Instituto Butantan/Sinovac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/Biontech, mas nenhum negócio ainda foi fechado e não há data exata para o início do plano de vacinação contra o coronavírus.

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/11/2024)

Por que o golpe de Bolsonaro não se consumou?

Na primeira versão, “oficial”, Bolsonaro estaria abatido com a derrota eleitoral e pretendia tirar um “período sabático” nos Estados Unidos, não comparecendo à posse de Lula.

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!