Câmara aprova criação dos Fundos de Investimento para o Setor Agropecuário

Projeto de Lei é de autoria do líder da bancada, deputado Arnaldo Jardim

A Câmara Federal aprovou, nesta segunda-feira (21), o projeto de Lei nº 5191/2020, que cria os Fundos de Investimento para o Setor Agropecuário (FIAGRO). A proposta, de autoria do líder da bancada, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), permite a entrada de produtores rurais no mercado de capitais. E, com isso, os brasileiros poderão investir e lucrar com os rendimentos do setor.

Com o FIAGRO, os investidores poderão adquirir cotas, nos moldes dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Já os produtores poderão ofertar a propriedade para adquirir as cotas. Os pequenos e médios produtores, que hoje encontram dificuldades para acessar o mercado de capitais, também poderão profissionalizar a gestão dos seus patrimônios e da produção, para obter mais recursos e investimentos.

“Quando falamos em democratização, estamos nos referindo às pessoas que vão investir nos fundos. Agora, aquelas que são do mundo urbano terão mais uma boa oportunidade para aplicar suas economias”, afirmou Arnaldo Jardim.

Na sua visão, o fundo também terá potencial para dinamizar o mercado de terras, fazendo com que o preço da propriedade seja formado pelas forças de mercado de maneira mais fluida e transparente. “Isso beneficiaria os atuais proprietários rurais no caso de necessidade de venda de seus imóveis”, explica.

A medida contribui, ainda, para a regularização fundiária e para a arrecadação tributária. “O FIAGRO vai ao encontro da iniciativa em curso de implantação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR)”, complementa o deputado.

O projeto segue agora para apreciação do Senado Federal.

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!