Com vitória em 140 cidades, incluindo Macapá, Executiva do Cidadania faz balanço positivo das eleições de 2020

Maior que PSL e pouco menor que o PT, partido tem hoje maior capilaridade e está bem posicionado para 2022, diz Roberto Freire

O Cidadania elegeu 140 prefeitos, 155 vice-prefeitos e 1573 vereadores nas eleições municipais deste ano. Neste domingo (20), o partido teve mais uma conquista, a vitória de Dr. Furlan como prefeito de Macapá. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira (21), durante reunião da Executiva Nacional do partido.

“Fomos muito bem sucedidos. Em termos de resultado, somos um partido maior do que o PSL e pouco menor que o PT, que mais receberam fundo eleitoral. Isso mostra um grau de comprometimento e seriedade com que atuamos nessa campanha e de compreensão que tivemos como preparação para 2022. Um partido com maior capilaridade, com maior presença nos vários estados. Temos uma boa plataforma para alavancar a disputa de 2022”, destacou o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (Maranhão), também destacou o desempenho do partido nas eleições municipais.

“Se conseguirmos chegar com esse mesmo resultado em 2022, vamos ultrapassar a cláusula de barreira, estaremos com um resultado extremamente positivo. Tivemos uma vitória histórica no Amapá que nos posicionou de forma importante para o Brasil. Foi uma vitória do partido contra o presidente Bolsonaro”, ressaltou.

Para o ex-senador Cristovam Buarque, a escolha de Dr. Furlan para a prefeitura de Macapá também mostra a derrota do presidente Bolsonaro, que apoiava o adversário, Josiel Alcolumbre.

“Foi muito marcante para a história do partido. Somos um dos poucos que têm prefeito em capital. Uma vitória contra uma máquina estabelecida”, afirmou.

Na ocasião, o líder do partido na Câmara, Arnaldo Jardim (São Paulo), comentou sobre a aliança que está sendo articulada na Câmara dos Deputados para a eleição da presidência da Casa.

“Tomamos uma decisão que é integrarmos um bloco que está apresentando uma candidatura. Hoje, a articulação da qual participamos é integrada pelo Cidadania, PSDB, DEM, MDB, PV, PSL. Se somou a este bloco a Rede Sustentabilidade, e o bloco da esquerda composto pelo PDT, PSB, PT e PCdoB”, sustentou.

Durante a reunião, o Diretório Nacional referendou a decisão da Presidência de afastar de funções ligadas ao partido o deputado estadual Fernando Cury.

Leia também

Reunião Ordinária da Executiva Nacional

Ofício 021/2025 - Cidadania/DN Brasília, 28 de julho de 2025 Prezados(as)...

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!