Fundeb é aprovado com articulação e liderança do Cidadania

Manutenção do texto-base é uma conquista para a educação brasileira

O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissional da Educação Básica (Fundeb) foi aprovado nesta quinta-feira (17) pela Câmara dos Deputados, e o Cidadania foi fundamental no processo para manter o texto original.

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), uma das autoras do projeto de lei 4372/2020, que regulamenta o novo Fundeb, comemorou o resultado. “Votei sim pelo Fundeb. Vitória da educação e garantia de um ensino público de melhor qualidade para as nossas crianças”, destacou.

O líder do Cidadania na Câmara, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), também comentou a aprovação do Fundeb, que garantirá recursos para melhorar o ensino da rede pública. “O Brasil caminha para aplicar mais recursos na educação, mas é preciso uma atenção devida com a sua correta aplicação. Um diferencial neste projeto é que ele exige contrapartidas com indicadores de melhoria do aprendizado e isso deve ser saudado”, sustentou.

Inicialmente, a Câmara dos Deputados havia proposto mudanças polêmicas, como o repasse de R$ 16 bilhões destinados à rede pública para entidades comunitárias, filantrópicas e ligadas a igrejas. O texto foi ao Senado, que rejeitou essas modificações.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) foi o articulador pelas mudanças feitas na Casa e por trabalhar para manter o texto-base. “Além das emendas para retomar a redação original do relatório do Dep. Rigoni, vamos apresentar emendas de “redução de dano” e uma questão de ordem apontando as inconstitucionalidades de algumas alterações feitas na Câmara”, disse o parlamentar na última terça-feira (15).

A atuação do Cidadania para aprovar o novo Fundeb considerou as orientações do movimento Todos pela Educação, que trabalhou desde o início para evitar o retrocesso e por mais recursos para a rede pública de ensino.

“Parabéns @camaradeputados por aprovar o texto original de Regulamentação do #Fundeb do dep.@rigoni_felipe. Texto SEMPRE apoiado pelo @TodosEducacao, que participou ativamente de sua construção. Grande dia. Valeu! Nesse ano de tantos absurdos e retrocessos, grande VITÓRIA da educação”, comemorou no Twitter a presidente do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

O Fundeb é a principal forma de financiamento da educação básica no Brasil. Estabelecido pela Emenda Constitucional nº 108/20, promulgada em agosto, o Fundeb dependia de regulamentação para que os recursos fossem utilizados em 2021. O Fundo, que acabaria neste ano, passa agora a ser permanente.

“Mais uma vez o Congresso Nacional deu o recado para o governo Bolsonaro. Queriam postergar a retomada do Fundeb, deixando os mais pobres na mão, como sempre. Vencemos mais uma vez. Nós, do Cidadania, sempre lutaremos pelo melhor do nosso país e contra qualquer decisão autoritária desse governo. Uma grande conquista para a educação e para o país”, ressaltou o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.

Leia também

Projeto de Isabela Souza visa garantir mais proteção à população LGBTQIAPN+

Matéria foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador Salvador poderá...

Em Curitiba, Cidadania filia futuros candidatos a deputado

Dirigentes estaduais, municipais e autoridades do Paraná participaram de...

Arnaldo Jardim defende aprovação do PL da Reciprocidade

Deputado do Cidadania foi escolhido relator da matéria, que...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!