A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) criticou nesta terça-feira (8) a falta de debate em torno da proposta orçamentária para o próximo ano. Para ela, é “inusitado” que a Comissão Mista do Orçamento não tenha sequer sido instalada para discutir destinação de recursos para áreas fundamentais, em especial a saúde.
“Isso é algo inusitado. Nunca se viu isso na história deste Parlamento. Por isso, precisamos correr atrás para que o prejuízo não seja maior do que já é”, afirmou ao defender articulação da comissão na busca de mais verbas para o SUS.
Na reunião da comissão externa que debateu o tema, Belmonte ressaltou também a necessidade do Poder Legislativo reforçar a fiscalização em torno da aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus.
“Reconhecemos que o cobertor é curto, principalmente quando se fala em demandas de saúde. Muitas pessoas ficaram sem atendimento durante a pandemia. Mas também precisamos fiscalizar, porque muitos recursos que já foram para os estados e municípios estão sendo utilizados de forma errada”, ressaltou.
A parlamentar citou como exemplo o caso do governo do Distrito Federal, que, segundo ela, deixou de aplicar parte de R$ 1 bilhão em áreas prioritárias para a saúde da população. “Faltam insumos e medicamentos em vários hospitais, mas o governo resolveu alugar um local para abrigar uma secretaria nova pagando R$ 1 milhão por mês”, denunciou.
CoronaVac
Paula Belmonte criticou ainda o governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), que em sua avaliação “está querendo passar por cima da Anvisa”, para obter a certificação da vacina CoronaVac.