Carmen Zanotto considera importante participação do Brasil em consórcio da OMS pra vacina contra Covid-19

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) disse nesta sexta-feira (18) considerar importante que o Brasil participe do consórcio gerido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para produção e desenvolvimento de vacinas contra o novo coronavírus.

“É importante que o país faça um esforço para participar deste grupo de nações comprometidas em dar ao mundo vacinas seguras e eficientes para imunizar a população contra esta doença terrível”, disse a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

A expectativa da OMS é adquirir 2 bilhões de doses de vacinas aprovadas até o final de 2021, alcançando 20% da população de cada país investidor. Na avaliação de Zanotto, o Brasil, pelo desenvolvimento científico que já conseguiu, não pode ficar de fora dessas pesquisas e avanços que podem levar à produção de mais vacinas e medicamentos.

“Algumas vacinas que fazem parte do portfólio OMS já estão em fase de teste clínico aqui, mas nos preocupa que o Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, seja excluído no futuro de um eventual acesso a mais opções porque não participou desta iniciativa” , avaliou a parlamentar.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (17) o governo informou que pediu mais prazo para decidir se fará parte do consórcio Covax Facility junto com mais de 170 países. O prazo para ingressar no grupo terminaria hoje.

Leia também

Projeto de Isabela Souza visa garantir mais proteção à população LGBTQIAPN+

Matéria foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador Salvador poderá...

Em Curitiba, Cidadania filia futuros candidatos a deputado

Dirigentes estaduais, municipais e autoridades do Paraná participaram de...

Arnaldo Jardim defende aprovação do PL da Reciprocidade

Deputado do Cidadania foi escolhido relator da matéria, que...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!