A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) disse nesta quarta-feira (05) , que mantém a esperança de que a vacina contra a Covid-19 possa ser produzida em breve pelo Brasil. “É a nossa esperança para controlar a pandemia e proteger a população”, afirmou.
Zanotto ressalvou que mesmo que a vacina da Oxford esteja em fase final de testes clínicos, “é preciso renovar a confiança na ciência nas pesquisas”.
A declaração foi na reunião da comissão externa que debateu estratégia nacional para vacinação contra a doença com representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos Estadual e Municipal de Secretários de Saúde.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê a produção de cem milhões de doses da vacina do Laboratório AstraZeneca no primeiro trimestre de 2021. O acordo para a transferência de tecnologia foi firmado na semana passada pelo Ministério da Saúde com a Universidade de Oxford e a farmacêutica britânicas.
A MP da Vacina com os R$ 2 bilhões para bancar o acordo e a produção está sendo elaborada pela equipe econômica. A proposta foi sugerida pela comissão externa ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
A relatora da comissão reforçou a necessidade do Ministério da Saúde e os secretários de saúde preparem antecipadamente um plano nacional para a vacinação da população. “O planejamento é necessário para que não enfrentemos novamente o mesmo problema da falta de insumos, de equipamentos e de medicamentos para sedar e manter intubação de pacientes”, alertou Carmen Zanotto.
Butantan
Nesta quinta-feira (6), A Comissão Externa debaterá com especialistas a vacina que está sendo desenvolvida no Instituto Butantan. A reunião por teleconferência será às 10h, no Plenário 3 (Anexo II).