Carmen alerta para agravamento do subfinanciamento do SUS após a pandemia

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) defendeu nesta terça-feira (04) que o Congresso Nacional retome o debate em torno do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) após a pandemia do coronavírus.

“Além das filas de espera que já tínhamos, o sistema terá de enfrentar a grande demanda de procedimentos de saúde que foi represada durante a pandemia. Com certeza, a pauta sobre do subfinanciamento será objeto de discussão na proposta orçamentária para o próximo ano”, alertou a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19.

A parlamentar foi relatora da PEC 01/2015, que prevê os percentuais mínimos a serem aplicados anualmente pela União em ações e serviços de saúde. Inspirada no Movimento “Saúde Mais Dez”, a proposta de emenda constitucional contou com o apoio de 2 milhões de assinaturas e chegou a ser aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados, mas ficou parada. com a aprovação da PEC do Teto de Gastos Públicos.

“Nós que somos defensores da saúde precisamos avançar do mesmo modo como foi feito na área da educação, que culminou com a aprovação do Fundeb. A PEC 01 precisa voltar a ser discutida pelo Parlamento”, com clamou Carmen Zanotto.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!