“Qualquer que seja o governo ou o ministro, o meu desejo é que a educação tenha a atenção necessária”, disse a deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF), ao comentar a nomeação de Carlos Alberto Decotelli como comandante do ministério da Educação.
A parlamentar defendeu que as crianças sejam prioridade no orçamento da pasta para que o país tenha um futuro melhor. A manifestação da deputada, que integra a Comissão de Educação da Câmara, foi feita na sua conta do Twitter, na qual ela desejou sorte a Decotelli.
O novo ministro é o primeiro negro no ministério de Jair Bolsonaro e o terceiro escolhido para a pasta da Educação. Decotelli é ex-presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e sucede Abraham Weintraub, que ficou 14 meses na Esplanada. Vélez Rodríguez, o primeiro a ocupar o cargo, permaneceu nele por pouco mais de três meses.
Decatelli é oficial da reserva da Marinha e atuou como professor da Escola de Guerra Naval. É bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), mestre pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.