Cidadania na Câmara delibera pelo adiamento das eleições e contra a prorrogação de mandatos

A bancada do Cidadania na Câmara dos Deputados, em reunião virtual ocorrida nesta quinta-feira (25), decidiu que votará pelo adiamento das eleições municipais, nos termos da PEC 18/2020. A proposta altera para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente, o primeiro e o segundo turno das eleições municipais deste ano. A mudança é necessária em decorrência da pandemia de coronavírus.

A Câmara deve se reunir nos próximos dias para apreciar a Proposta de Emenda à Constituição. O partido também é contra a prorrogação de mandatos, conforme estabelece a proposta aprovada pelos senadores. De acordo com o líder da bancada, Arnaldo Jardim (SP), o texto que vem do Senado contempla medidas sanitárias, além de permitir um processo eleitoral transparente, por isso, não há o que se mexer.

“Nós, do Cidadania, concordamos que a PEC 18 deve ser aprovada para permitir que a Justiça Eleitoral realize na data estipulada uma eleição que adote medidas sanitárias à altura daquilo que recomenda os órgãos de saúde. Não havia outro caminho que não o do adiamento do pleito municipal. Também decidimos não apresentar emendas para não atrasar o processo de tramitação”, justificou o deputado de São Paulo.

Caso sofra alteração na Câmara, o texto precisa voltar a ser apreciado pelos senadores. Para ir a promulgação, a PEC 18 tem que ser aprovada por, no mínimo, 308 votos, e em dois turno.

Leia também

Projeto de Isabela Souza visa garantir mais proteção à população LGBTQIAPN+

Matéria foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador Salvador poderá...

Em Curitiba, Cidadania filia futuros candidatos a deputado

Dirigentes estaduais, municipais e autoridades do Paraná participaram de...

Arnaldo Jardim defende aprovação do PL da Reciprocidade

Deputado do Cidadania foi escolhido relator da matéria, que...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!