Cidadania vota pela preservação de empregos

O Cidadania votou a favor da medida provisória 944, que institui o programa emergencial de manutenção de empregos, aprovada no fim da tarde desta quinta-feira (25) pelo plenário da Câmara dos Deputados, no esforço para enfrentar a crise provocada pela pandemia do coronavírus.   A matéria visa viabilizar crédito para o pagamento das folhas salariais.

O líder, deputado Arnaldo Jardim, salientou pontos, como a ampliação do prazo para adesão das empresas ao programa. O governo, ao editar a MP, estipulou que ele seria de dois meses e o relator na Casa aumentou para quatro meses, chegando até 31 de outubro. Na origem do texto, essa data era prevista para 30 de junho.

Outra observação de Jardim foi sobre a determinação de que o aporte do empréstimo seja feito na conta bancária da empresa, em vez da obrigatoriedade de adesão dela  a uma instituição financeira. Por outro lado, o deputado Marcos Pereira (Republicanos/SP), que presidia a sessão, e o relator Zé Vitor (PL-MG) retiraram trecho da MP considerado pelo parlamentar do Cidadania matéria estranha ao tema da votação.

Jardim acrescentou que o Parlamento tem um cardápio de iniciativas para votar. O parlamentar citou as medidas provisórias 958 (que reduz a burocracia para a tomada de empréstimos em bancos públicos) e a 975, para facilitar o crédito.  

Faz parte dessa tarefa dos parlamentares o fortalecimento do  Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de  Pequeno Porte). “São medidas que visam ampliar as garantias e desburocratizar os procedimentos para esse público”.

Jardim afirmou ainda que a Casa está “oferecendo alternativas para driblar a crise, mas o dinheiro não está chegando na ponta e estamos trabalhando para criar caminhos para que isso ocorra”.

O montante a ser repassado a pequenas e médias empresas previsto na MP é de R$ 34 bilhões, com menos burocracia e com foco na manutenção dos empregos, a partir de alternativas para que as empresas possam sobreviver à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também

Campo Mourão fortalece seu protagonismo político

Mourão em movimento políticoOntem, dia 5, o Cidadania23parana realizou...

Cidadania 23 realizou Congresso Municipal em Itaipulândia

O Cidadania 23 reuniu filiados e lideranças locais no...

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Congresso Estadual do Cidadania no Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!