Propostas do Cidadania são acatadas na MP de manutenção do emprego e da renda

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quinta-feira (28), o substitutivo apresentado à medida provisória 936, que institui o programa de manutenção do emprego e da renda, que vai vigorar durante a pandemia do coronavírus. Nove emendas do Cidadania foram acatadas. A MP será analisada pelo Senado Federal.

A emenda do líder Arnaldo Jardim (SP) abrigada no texto final estabelece que, além dos acordos individuais entre patrões e empregados previstos na MP, sejam admitidos também os acordos coletivos.

Também de autoria de Jardim, foi inserida a proposta, absorvida parcialmente, de prorrogação de 60 para 90 dias para a possibilidade de suspensão dos contratos prevista no programa. O objetivo dessa medida é evitar demissões. Enquanto o contrato estiver interrompido, o trabalhador receberá o benefício emergencial de preservação do emprego e da renda, custeado com recursos da União.

A emenda de autoria da deputada Paula Belmonte (DF) foi absorvida pelo relator, deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), e elogiada pelo parlamentar durante a votação da MP. A proposta inclui os empregados domésticos entre os trabalhadores que terão direito aos benefícios financeiros em caso de suspensão do contrato de trabalho ou redução da jornada e de salários na mesma proporção, conforme estabelece a MP.

O deputado Daniel Coelho (PE) é autor da emenda que estabelece que o trabalhador não pode receber menos que um salário mínimo como remuneração. Ela também foi acatada parcialmente pelo relator.

O mesmo destino teve a proposta do deputado Marcelo Calero (RJ) que trata de acordos entre patrões e empregados a serem feitos por meios eletrônicos. Também de autoria do parlamentar carioca, emenda acatada trata de ajuste complementar de renda em diferentes faixas salariais.

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!