Alessandro Vieira pede ao STF antecipação do depoimento de Moro para garantir que provas não sumam

Para o senador, a gravidade das acusações contra o presidente aponta que o prazo de 60 dias para a realização da diligência pode ser ‘excessivo’ (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou petição nos autos do inquérito que está investigando o presidente Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal) para a antecipação da oitiva do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, em tempo menor do que os 60 dias proposto originalmente.

“A gravidade das acusações dirigidas ao Presidente da República, somada à grave crise política pela qual atravessa o País, leva a crer que o prazo de 60 dias para a realização da diligência pode se demonstrar excessivo”, diz o texto da petição.

“A elasticidade do prazo concedido pode redundar em iminente risco de perecimento das provas”, completa.

A mesma petição pede que se determine a manutenção de todos os delegados federais atualmente lotados no Serviço de Inquéritos Especiais, que será responsável pelas investigações em curso que envolvem ainda o ex-ministro Moro.

“A manutenção dos delegados atualmente designados, aliada à oportuna liminar do ministro Alexandre de Moraes, implicaria na salvaguarda dos princípios da impessoalidade e da moralidade nos trabalhos da polícia judiciária”, justifica Alessandro Vieira na petição, que será apreciada pelo decano do STF, Celso de Mello.

A petição também é assinada pelos deputados federais Felipe Rigoni (PSB-ES) e Tabata (PDT-SP). (Assessoria do senador)

Leia também

Por que o golpe de Bolsonaro não se consumou?

Na primeira versão, “oficial”, Bolsonaro estaria abatido com a derrota eleitoral e pretendia tirar um “período sabático” nos Estados Unidos, não comparecendo à posse de Lula.

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!