Eliziane Gama apresenta projeto para aproximar Parlamento e sociedade

Projeto de resolução da líder do Cidadania no Senado visa reafirmar o vínculo histórico entre Parlamento e sociedade (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), protocolou projeto de resolução (PRS 16/2020) de sua autoria determinando a designação de membros de comissões permanentes para acompanhar as sugestões e críticas da sociedade a projetos e proposições emergenciais votados em rede virtual enquanto perdurar o estado de calamidade pública no País.

A parlamentar defende que o momento de crise causada pela pandemia do novo coronavírus obriga o Congresso Nacional a adotar procedimentos para se votar à distância por meio virtual e em tempo recorde. A proposta foi bem recebida pelos líderes do Senado e foi protocolada pela parlamentar nesta segunda-feira (13).

“O Congresso acertou em fazer as votações remotas e contribui muito para o encaminhamento de soluções à crise tanto na área da saúde pública quanto da economia. Entretanto, a credibilidade das votações do Congresso está estribada no olhar crítico da sociedade, seja por manifestações públicas, por meios eletrônicos ou de outras formas”, enfatiza.

Para a parlamentar, o projeto de resolução visa reafirmar o vínculo histórico entre Parlamento e sociedade.

“Mesmo que limitada em sua operacionalização, quando comparada com os mecanismos próprios relacionados ao funcionamento normal do Congresso, a proposta conclama a sociedade a continuar participando de forma efetiva dos destinos do País”, disse.

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!