“Voto sim, em favor dos hospitais filantrópicos e Santas Casas do Brasil, que atendem mais de 50% dos pacientes de serviço público de saúde do país”, anunciou o deputado Rubens Bueno (Cidadania/PR), durante votação do projeto que destina uma ajuda emergencial de cerca de R$ 2 bilhões a essas unidades de saúde. A matéria foi aprovada. O aporte é destinado a oferecer um reforço do governo a essas entidades durante a pandemia do coronavírus.
Os recursos serão transferidos pela União a Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos para ações coordenadas com o Ministério da Saúde e gestores de saúde estaduais e municipais no Sistema Único de Saúde. O projeto votado hoje é de autoria do senador José Serra (PSDB/SP), ex-ministro da Saúde. Os deputados votaram por videoconferência para evitar aglomeração no plenário da Câmara, como vêm fazendo para evitar contágio pelo coronavírus.
As Santas casas e hospitais filantrópicos enfrentam séria crise, que é crônica. No Brasil, são mais de duas mil Santas Casas. As dívidas delas, em 2018, ultrapassavam os R$ 20 bilhões. São crises que levam, muitas vezes à impossibilidade de pagar fornecedores de insumos de saúde e salários de profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos. Os gestores desses hospitais responsabilizam a tabela de serviços do SUS pelas dificuldades financeiras. Alguns analistas afirmam que o problema é de gestão das unidades.