Durante reunião da comissão externa da Câmara que trata de ações preventivas ao coronavírus, a deputada Paula Belmonte (Cidadania/DF) denunciou tratamento hospitalar inadequado aos idosos desde antes da pandemia. A parlamentar disse que essa situação ocorre no Distrito Federal e em unidades de saúde pelo Brasil afora.
“Idosos são colocados em maca, por falta de vaga nas enfermarias de hospitais superlotados. Gostaria de saber se existe um protocolo do Ministério da Saúde para o atendimento aos idosos, principalmente agora, nesta situação de crise”, questionou a deputada. Uma situação muito preocupante também foi relatada pela parlamentar: o abandono, por familiares, de idosos em hospitais. “Antes da crise sanitária atual, essa situação já era grave”.
A reunião da comissão nesta terça-feira (07) abriu o debate sobre as instituições de longa permanência para idosos durante a pandemia. A deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC), que é a relatora do colegiado, presidiu o encontro. “Temos que trazer à visibilidade aqueles que foram invisibilizados”, defendeu a parlamentar do Cidadania. Paula Belmonte chamou os deputados e todos os brasileiros para a luta em defesa dos idosos e de toda a população vulnerável.