Líder do Cidadania na Câmara propõe cortes de 20% nos gastos dos três Poderes

“O momento exige esforço conjunto da administração pública que poupe apenas a Ciência e a Saúde”, diz Arnaldo Jardim (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O líder do Cidadania na Câmara, deputado Arnaldo Jardim (SP), propôs nesta terça-feira (24) que os gastos sejam reduzidos em 20% na administração pública federal. As medidas valeriam para Legislativo, Executivo e Judiciário.

Apenas no plano federal, a Justiça do Brasil tem um orçamento anual de quase R$ 50 bilhões. O dado é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já o Congresso Nacional, segundo a ONG Contas Abertas, custa R$ 10,8 bilhões ao longo de 12 meses.

“Apenas nestas duas estruturas de Poder poderíamos economizar mais de doze bilhões de reais com os cortes. Há muita ‘gordura’ que pode ser eliminada em termos de gastos, que vão de salários à contratação de serviços supérfluos. É hora de o Estado servir mais efetivamente ao contribuinte. Neste instante, exigem-se medidas efetivas para acabar com determinados gastos”, justifica o parlamentar.

De acordo com o líder do Cidadania, a ideia é deixar de fora dos cortes apenas investimentos em Ciência e gastos com a Saúde.

“Estima-se que o de desemprego no Brasil, por conta dos efeitos da pandemia, possa atingir 40 milhões de trabalhadores. Por conta disso, o Estado precisará injetar muito dinheiro na economia, principalmente, para salvar micro e pequenos empresários, o trabalhador informal e aqueles que, por ventura, perderem sua ocupação”, acrescentou.

Leia também

Prazo para a diplomação de eleitos vai até o dia 19 de dezembro

O prazo final para a diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/11/2024)

Por que o golpe de Bolsonaro não se consumou?

Na primeira versão, “oficial”, Bolsonaro estaria abatido com a derrota eleitoral e pretendia tirar um “período sabático” nos Estados Unidos, não comparecendo à posse de Lula.

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!