A instalação do grupo congressual ocorreu nesta quinta-feira (5), na Comissão de Relações Exteriores do Senado (Foto: Robson Gonçalves)
O líder do Cidadania, deputado federal Arnaldo Jardim (SP), será o coordenador do Conselho Consultivo do Grupo Brasil-Países Árabes. O objetivo do grupo é ampliar as relações com os 22 países que formam a Comunidade Árabe. A instalação do grupo congressual, formado por senadores e deputados, ocorreu nesta quinta-feira (05), no plenário da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) presidirá o colegiado.
O Grupo também atuará para buscar pauta legislativa comum para desburocratizar e aumentar a competitividade brasileira. Os países árabes juntos se tornaram o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, com vendas atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Para Arnaldo Jardim, além de intensificar as relações comerciais, o Grupo também atuará fortemente para estreitar os laços culturais entre as nações.
“Nós temos uma grande Comunidade Árabe no Brasil. Eu não me esqueço de meus avós que vieram da Síria, fincaram raízes aqui e ajudaram a construir este País. O estreitamento comercial é estratégico para nós, mas também vamos intensificar as relações culturais e atuar fortemente na busca da tolerância e da paz entre as nações”, afirmou.
Participaram da instalação do Grupo Brasil-Países Árabes o decano do Conselho de Embaixadores dos Países Árabes, Ibrahim Alzeben, da Palestina; o vice-presidente da Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), Ali Hussein El Zoghbi; o diretor-jurídico da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, Mohamed Charanek; e o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Tamer Fawzy Mansour.