Projeto de Paula Belmonte destina parte da CFEM à primeira infância

De acordo com a proposta, parcela dos recursos da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) irão para iniciativas que visem à proteção de crianças de zero a seis anos (Foto: Robson Gonçalves)

A deputada federal Paula Belmontel (Cidadania-DF) apresentou projeto de lei à Câmara que destina uma parcela dos recursos da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) a iniciativas que visem à proteção de crianças de zero a seis anos. Na proposta, não está especificado o percentual do imposto – que é destinado a estados, Distrito Federal e municípios – a ser destinado à primeira infância.

A proposta da parlamentar estabelece que novo artigo da lei 7.990, de 1989, passará a determinar que “na aplicação dos recursos originários da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais será dada prioridade a programas e projetos voltados ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância”.

Segundo argumentação da deputada, no âmbito estadual e municipal, iniciativas relevantes “tropeçam em desafios operacionais e de dotação orçamentária que devem ser contornados”.

Paula Belmonte explica que trata-se de investimento nas novas gerações, “assegurando oportunidades para a formação educacional e cívica das crianças, para a saúde e adequado ambiente familiar e para sua futura incorporação a um mercado de trabalho que demanda a cada dia mais qualificação e domínio técnico elevado”.

Leia também

Portugal em abril

Cárceres que pareciam eternos, como o Aljube, a depender...

CEFEs e Lula

No lugar de escolas isoladas, o Brasil precisa de...

Despesas com a COP em Belém deixam Lula numa saia-justa

NAS ENTRELINHASSegundo o governador Helder Barbalho, a realização desses...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (08/05/2024) MANCHETES DA...

Madonna, eventos, shows e cultura – Candidatos: como a cultura pode desenvolver sua região

"Primeiro o filme, depois a Coca-Cola” Dwight D. EisenhowerEmbora a...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!