Câmara aprova parecer de Carmen Zanotto sobre ações de isolamento do coronavírus

A medida chancelada pelo plenário da Casa segue para a apreciação do Senado Federal (Foto: Robson Gonçalves)  

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (04), o substitutivo de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) favorável à proposta (PL 23/2020) sobre as ações de prevenção do coronavírus  a serem adotadas pelo Ministério da Saúde em todo o País.  A iniciativa do Executivo também regulamenta as regras de isolamento por causa do coronavírus.

A votação ocorreu de forma simbólica, sem registro em painel. A matéria segue para a apreciação do Senado Federal.

Os brasileiros que se encontram em Wuhan, na China, onde se dá o epicentro da contaminação do coronavírus,  que se dispuserem a retornar ao País, deverão ser submetidos ao isolamento sanitário, de acordo com as regras aprovadas pelo Parlamento. A medida valerá enquanto durar a crise sanitária.  

Na leitura do substitutivo, Carmen Zanottto, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista de Saúde, destacou a construção do consenso  que possibilitou a votação célere da proposta.

“Esta Casa, unida, está dando uma resposta rápida para o enfrentamento a esse momento emergencial. Sempre que for necessário, o Parlamento nunca faltará ao país”afirmou a parlamentar.  

No substitutivo,  Carmen Zanotto fez algumas alterações ao texto original, de acordo com as sugestões  apresentadas pelos deputados.   

 Dentre as ações de emergências, o texto prevê quarentena e isolamento, fechamento de portos, rodovias e aeroportos.   

Durante as negociações, ficou acordado que o governo encaminhará, nos próximos dias, ao Congresso Nacional, uma proposta mais abrangente sobre emergência sanitária a ser adotada no país.  

Transparência

Como o projeto do Executivo prevê dispensa de licitação para a compra de bens, serviços e insumos de saúde, Carmen Zanotto fez complementação de voto determinando  que todas as contratações  sejam realizadas “com total transparência”,  com divulgação  em site específico na internet, contendo o nome do contratado, o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), prazo e o valor do contrato.

Leia também

Solidariedade melhora avaliação de Lula no Sul

NAS ENTRELINHAS"A guerra de fake news nas redes sociais,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (09/05/2024) MANCHETES DA...

Comte recebe visita de Marconi e debate eleições 2024

O presidente do Cidadania, Comte Bittencourt, recebeu nesta quarta-feira,...

Portugal em abril

Cárceres que pareciam eternos, como o Aljube, a depender...

CEFEs e Lula

No lugar de escolas isoladas, o Brasil precisa de...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!