O uruguaio Pepe Mujica no #ProgramaDiferente

Há 10 anos, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, era eleito presidente do Uruguai pela coalizão de esquerda Frente Ampla. Governou o país de 2010 a 2015. Agora, aos 84 anos, acaba de se eleger novamente senador (veja abaixo).

No ano passado ele havia renunciado ao cargo no Senado, quando justificou que “estava cansado da longa viagem” e se afastaria “antes de morrer de velho”.

Ao decidir retornar à política, Mujica foi candidato pelo MPP (Movimiento de Participación Popular), que faz parte da Frente Ampla, há 15 anos no poder. O partido disputa a Presidência do Uruguai com Daniel Martínez contra o candidato de direita Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional. A eleição ocorre neste domingo, dia 24 de novembro.

Agricultor e ativista político, ele teve importante papel no combate à ditadura militar no Uruguai. Passou 14 anos na prisão, de onde só saiu com a redemocratização do país, em 1985. Mas, afinal, como ele virou o queridinho da esquerda mundial? Quem é Pepe Mujica, o que ele pensa e o que pensam dele?

Leia também

Indiciamento de Bolsonaro catapulta Caiado

Além do presidente Lula, quem muito se beneficia eleitoralmente da situação de Bolsonaro é o governador de Goiás, pré-candidato a presidente da República em 2026.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (27/11/2024)

Comte se reúne com Alckmin e debate conjunturas política, econômica e climática

O vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) recebeu na...

Alex Manente participa de Congresso Internacional de Direito Financeiro no TCE-MG

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) participou na última...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!