Será que o mundo avançou desde o Nobel da Paz recebido por Barack Obama há 10 anos?

Neste momento de ódio, intolerância e radicalização das opiniões nas redes sociais, ao mesmo tempo em que a jovem ativista sueca Greta Thunberg e o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire são cotados ao Prêmio Nobel da Paz (e atacados com virulência por opositores), vale o registro de dez anos atrás: um marco contra o preconceito.

Em 2009, Barack Obama, então recém eleito presidente dos Estados Unidos da América, era distinguido com o Nobel da Paz devido aos “esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”. Era o primeiro ano de governo do primeiro negro presidente dos EUA. Um episódio histórico.

Quais os desdobramentos destas conquistas? Será que mundo avançou nessa última década em termos de paz, civilidade, liberdade, igualdade, fraternidade, justiça e democracia? A julgar pelo que assistimos com presidentes como Donald Trump e Jair Bolsonaro a conclusão triste e óbvia é que estamos regredindo. (#Suprapartidário)

 

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!