Filie-se

Faça a sua filiação online

Conheça

Participe

Acompanhe

Acesse também

Filie-se

Faça a sua filiação online

Contas

Conheça

Participe

Acompanhe

Acesse também

Banco Central reduz taxa Selic para 6% e sinaliza possibilidade de novas quedas

O Banco Central aprovou, na noite desta última quarta-feira (31), por meio da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a redução da taxa Selic de 6,5% para 6%. A taxa não sofria alteração desde março de 2018 e o índice atual é o menor desde o início do regime de metas para a inflação implementada em 1999. O Comitê sinalizou ainda que deve continuar a afrouxar a política monetária nos próximos encontros.

A decisão surpreendeu os analistas que apostavam em uma redução de 0,25%. Segundo o Banco Central, a alteração se deve a melhora dos cenários interno e externo, com os indicadores de inflação em “níveis confortáveis”.

“Indicadores recentes da atividade econômica sugerem possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia brasileira. O cenário do Copom supõe que essa retomada ocorrerá em ritmo gradual. O cenário externo mostra-se benigno, em decorrência das mudanças de política monetária nas principais economias”, afirmou o Banco Central.

Contudo, o otimismo governamental não reflete entre muitos dos analistas econômicos do País. Para o economista-chefe da corretora Necton, André Perfeito, o Copom adotou posição ousada ao iniciar um novo ciclo de cortes e com uma redução de 0,50 ponto percentual. Para ele, ainda existem riscos como a tramitação da reforma da Previdência e aprovação de outras reformas em curso.

O Copom realizará ainda mais três reuniões até o fim do ano. O mercado já aposta que a taxa possa chegar a 5,5% até 2020. Para alguns especialistas, a redução pode ser ainda maior caso o governo consiga aprovar as reformas em tramitação no Congresso Nacional.

EUA

Os EUA também surpreendeu ao realizar o primeiro corte em onze anos de sua taxa de juros. O Fed (Federal Reserve), realizou um corte de 0,25 pontos. Desde 2008, auge da crise financeira global, a autoridade monetária estadunidense não realizava uma redução.

Leia também

Secretário-geral visita Goiás para acompanhar reestruturação do Cidadania no estado

O Cidadania está passando por uma fase de reestruturação...

Vigilância em Saúde de Campo Mourão se torna exemplo de sucesso no Paraná

O município de Campo Mourão, administrado pelo prefeito Douglas...

ATENÇÃO DIRETÓRIOS: Pedido de tempo de TV deve ser feito de 10 a 25 de maio

A direção nacional do Cidadania alerta os diretórios estaduais...

Executiva Nacional discute preparação para próximas eleições no dia 26 de maio

Os integrantes da Executiva Nacional do Cidadania se reúnem...

Prefeitura de Nova Lima lança app para inclusão da comunidade surda

A Prefeitura de Nova Lima, administrada por João Marcelo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!