Peróla de Oya: Ceará, terra do sol e da liberdade

No dia 25 de março de 1884 a Província do Ceará se tornava a primeira a libertar os escravizados, sendo portanto vanguarda na luta abolicionista , tendo em vista que o Brasil foi o ultimo País do Ocidente a acabar com o sistema escravocrata.

Um ano antes porém da libertação dos escravos em solo cearense, em 1883, na Vila de Acarape , hoje Redenção, 116 cartas de alforria eram entregues.

Movimento Abolicionista e a Lei Áurea

Antes de 1888 quando a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, muitos personagens lutaram por anos a fio o que não impediu que seus nomes fossem invisibilizados pela historiografia oficial.

Na então Província do Ceará essa luta foi tecida por anos a fio. Pessoas como José Napoleão, Chico da Matilde, o nosso Dragão do Mar e preta Tia Simoa são exemplos, dentre tantos outros, daqueles que teceram no dia a dia a luta pela libertação de seu povo.

Que na data de hoje seja lembrado antes de tudo, que a liberdade ao povo negro nunca foi dada, foi conquistada à revelia do ranger das correntes e marcada pelo sangue do povo negro.

Seja no Ceará ou no Brasil. Epahey Oya !

Peróla de Oya, Coordenadora Estadual do Igualdade 23 no Ceará

Leia também

Por trás do lobo solitário

Discursos promovem o ódio na sociedade moderna.

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Bolsonaro e generais encabeçam lista da PF

NAS ENTRELINHAS Segundo a PF, estivemos muito próximos de...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/11/2024)

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!