Nota Cidadania

O Cidadania manifesta sua mais veemente repulsa ao atentado terrorista e antissemita ocorrido em Sydney, perpetrado por jihadistas fundamentalistas do Islã, cuja ideologia de ódio prega e pratica o assassinato de “infiéis”, a intolerância religiosa e a negação dos valores mais elementares da civilização.

O terrorismo antissemita não é um fato isolado nem um desvio retórico: é uma prática reiterada de movimentos extremistas que transformam a religião em instrumento de violência, perseguição e morte. Não há causa política, religiosa ou cultural que possa justificar o assassinato de civis inocentes.

O Cidadania reafirma sua solidariedade total e irrestrita ao povo judeu, às vítimas, às famílias atingidas e à comunidade judaica em todo o mundo, que volta a ser alvo de um ódio secular que pensávamos jamais testemunhar novamente.

Reiteramos nosso compromisso inabalável com a liberdade religiosa, com a defesa da vida, com a democracia e com o combate sem ambiguidades ao terrorismo, ao antissemitismo e a toda forma de fanatismo.Silenciar diante desses crimes é ser cúmplice moral deles. Condená-los com clareza é um dever democrático.

Roberto Freire

Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

TSE mantém Roberto Freire na presidência e reafirma autonomia do Cidadania

O Tribunal Superior Eleitoral, com relatoria da ministra Cármen...

Brasil e o papel das potências médias em um mundo em transformação

O discurso de Mark Carney, primeiro ministro do Canadá,...

O Acordo UE-Mercosul: Um marco histórico assinado no Paraguai

Por Renata Bueno, ex-parlamentar italiana e advogada internacional Em um...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!