NOTA PÚBLICA – DIRETÓRIO NACIONAL DO CIDADANIA23
Diretório do Cidadania mantém Comte na presidência e delega poder à Executiva
O Diretório Nacional do Cidadania, em reunião extraordinária, nesta terça-feira (05/11), decidiu, por 60 votos a favor e um contrário, referendar todas as decisões tomadas pela Executiva Nacional da legenda desde a saída de Roberto Freire, bem como os atos praticados pelo presidente Comte Bittencourt. A reunião extraordinária contou com a participação de mais 13 dirigentes, que não fizeram uso do voto. Freire não compareceu à reunião.
A Direção Nacional do Cidadania, eleita no congresso da legenda, é o órgão máximo deliberativo do partido, com poder estatutário de manter ou substituir todos os integrantes da Executiva. A reunião foi convocada pelo presidente Comte Bittencourt e mais 16 membros da Executiva para restabelecer a institucionalidade da vida partidária, rompida por atos monocráticos do secretário-geral, que deseja a volta de Freire ao comando da legenda contra a vontade da maioria dos demais dirigentes.
A reunião foi convocada para dirimir qualquer dúvida sobre a legitimidade dos atos praticados por Comte Bittencourt, com apoio da Executiva. Após anunciar o fim da federação com o PSDB, uma das causas das divergências, o Cidadania havia iniciado entendimentos para a criação de uma nova federação com o PSB, que foram interrompidos em razão dos últimos acontecimentos. A reunião da direção nacional foi realizada para restabelecer a normalidade de vida partidária.
Brasília, 06 de novembro de 2025
Comte Bittencourt
Presidente Nacional – Cidadania23
