O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, anunciou apoio à pré-candidatura de Eduardo Paes, ao governo do estado, em 2026, caso o prefeito do Rio venha a concorrer. A declaração foi feita durante as convenções do Cidadania do leste metropolitano, realizada neste sábado (6), na Câmara Municipal de Niterói.
“Nós declaramos apoio ao Eduardo Paes porque sabemos que é o melhor para o estado do Rio. Temos duas grandes responsabilidades: a defesa da democracia no nosso país e a reconstrução de um projeto de governo para o estado do Rio de Janeiro”, declarou Comte.
O prefeito Eduardo Paes, que esteve presente ao encontro, destacou como fundamental o apoio do partido em uma possível candidatura para formar uma grande aliança e da importância do apoio de Comte, que foi seu vice na chapa ao governo em 2018.

Lideranças do interior do estado e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também estiveram presentes ao evento, quando foram realizadas as convenções partidárias dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá e Cachoeiras de Macacu.
“O Cidadania é reconhecido no meio politico pela defesa da democracia. É uma satisfação contar com o apoio do partido aqui em Niterói”, disse Rodrigo Neves.
Na abertura do encontro, Comte ressaltou a importância deste momento como uma forma de reafirmar os valores do partido e seu compromisso com a democracia.

“Como sempre, o partido honrou sua tradição de ser um espaço democrático e de renovação partidária”, declarou Comte.
Em seguida, Comte concedeu a palavra para o presidente municipal do Cidadania de Niterói, José Haddad, que depois de 15 anos à frente do diretório municipal de Niterói, passou o cargo para o seu sucessor Vereador, Rodrigo Farah.
“Um orgulho ter ficado durante 15 anos na liderança do partido em Niterói e hoje passar o cargo para o vereador Farah com a certeza da missão cumprida”, disse.
Nova Executiva
Na sequência, a representante da Fundação Astrojildo Pereira, Dulce Galindo, falou sobre os princípios e as bandeiras históricas do Cidadania.
No encontro foram votadas as novas executivas municipais do partido. As novas lideranças vão atuar nas eleições do ano que vem. O encontro foi prestigiado por diversas lideranças do Cidadania, como o presidente estadual e prefeito de Macaé, Welberth Rezende, os vice-presidentes Vantoil Martins e Nilton Salomão, e a presidente da M23 estadual, Juliana Benício, secretaria de Inovação, Ciência e tecnologia de Niterói e o ex-deputado e vice-presidente do partido, Nilton Salomão.
O presidente estadual e prefeito de Macaé, Welberth Rezende registrou como é importante a renovação do partido. “Faço parte há 20 anos do Cidadania e sei o quanto agrega e contribui para o nosso crescimento novas lideranças e este momento também é histórico para o estado do Rio, com o apoio a pré-candidatura de Eduardo Paes”, comentou.

O vice-presidente do Cidadania Estadual, Vantoil Martins, falou sobre sua pré-candidatura a deputado estadual “Aproveitando a experiência de trabalhos de sucesso do Cidadania, como ocorre em Macaé e Iguaba Grande vamos colocar o estado do Rio no caminho certo do desenvolvimento”, acredita.
O deputado federal Eduardo Bandeira de Melo, ex-presidente do Flamengo, declarou sua admiração pela trajetória do Cidadania. “Vamos estar juntos para formar a principal federação de centro esquerda do Brasil”, disse o deputado.
A primeira convenção realizada foi do Cidadania do município do Rio de Janeiro, com a eleição do novo presidente municipal, o ex-secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinícius Cordeiro. As próximas serão nas regiões: norte, noroeste, serrana e sul fluminense. No final do ano será realizada a convenção estadual.