Cidadania destacou sua trajetória de defesa dos direitos LGBT+ na 24ª Parada da Diversidade em Curitiba

Evento teve como tema “Envelhecer com orgulho: por saúde, bem-estar e políticas públicas sustentáveis”

Curitiba sediou no último domingo, 28, a 24ª edição da Parada da Diversidade, com o tema “Envelhecer com orgulho: por saúde, bem-estar e políticas públicas sustentáveis”. O evento reforçou a necessidade de ampliar políticas públicas para a população LGBT+ idosa, especialmente diante de dados preocupantes. Uma pesquisa realizada em 2023 mostrou que 53% das pessoas LGBT+ acima de 60 anos acreditam que profissionais de saúde não estão preparados para lidar com suas especificidades.

O Cidadania participou do ato lembrando sua trajetória histórica em defesa da igualdade e do respeito à diversidade. Quando ainda se chamava PPS, o partido foi autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) que resultou na criminalização específica da homofobia e da transfobia no Brasil. A medida teve como base a Constituição, ao equiparar a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero ao crime de racismo, garantindo maior proteção contra ofensas, agressões e homicídios motivados pelo preconceito.

Para o partido, a Parada da Diversidade foi também um espaço de celebração das conquistas, mas principalmente de reafirmação da luta por saúde, dignidade e bem-estar para todas as pessoas.

Paulo Ovídio, dirigente nacional do Cidadania, secretário nacional da setorial de Diversidade (D23), gestor público e ativista social por direitos humanos, meio ambiente e políticas para juventudes, ressaltou o caráter político e histórico da luta:
“Participar da Parada foi uma grande alegria e também um exercício pleno da democracia, do respeito e da liberdade. Representamos o Cidadania e a memória de Eliseu Neto, que marcou a história da luta LGBT+ no país e foi fundamental para conquistas como a ADO 26, a equiparação da homofobia ao crime de racismo e a garantia do direito de doar sangue. Esse ato foi celebração, mas também responsabilidade: precisamos pensar o futuro e construir políticas públicas que assegurem dignidade, inclusive no envelhecimento da nossa comunidade. O Cidadania tem dado espaço a essas pautas e reafirma sua posição como centro democrático comprometido com os direitos humanos.”

Giovanni Consenza, dirigente do Cidadania Curitiba, secretário da setorial de Diversidade 23 do Paraná, advogado e produtor cultural, reforçou a importância do evento e da presença do partido:
“Fazer parte da 24ª Parada da Diversidade em Curitiba foi um orgulho imenso. Estive envolvido na organização e vi de perto a força da nossa comunidade pedindo políticas públicas que respeitem a Constituição. O Cidadania, que já protagonizou a luta pela criminalização da homofobia e transfobia, segue escrevendo essa história. Nosso arco-íris não se encerrou, ele continua, e cabe a nós mantê-lo vivo para as próximas gerações.”

Geovana Machado, dirigente nacional do Cidadania, presidente da J23, advogada e ativista por direitos das mulheres, meio ambiente e políticas para juventudes, também destacou a importância do momento:
“A Parada foi um lindo ato de celebração e resistência. Teve um toque especial porque foi organizada por um de nossos filiados, o Giovanni Consenza, um grande produtor cultural aqui do Paraná. O tema deste ano reflete uma necessidade urgente: garantir que a população LGBT+ possa envelhecer bem, com saúde e qualidade de vida. Políticas públicas precisam cuidar das pessoas desde o início até o fim da vida, assegurando dignidade em todas as etapas.”

Leia também

Nota de Pesar

Cidadania23O Cidadania manifesta profundo pesar pela morte de Jards...

Após oito encontros regionais, Cidadania RJ mobiliza para Congresso Estadual

A temporada de encontros partidários do Cidadania no estado...

Em Minas, Cidadania realiza congressos municipais em Betim e Santa Luzia

O Cidadania23 realizou neste fim de semana dois importantes...

Cidadania encerra ciclo de congressos municipais em Duque de Caxias

O Congresso Municipal do Cidadania em Duque de Caxias,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!