O Cidadania do Município do Rio de Janeiro deu início à temporada de convenções municipais no estado com a eleição do novo presidente municipal, o ex-secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinícius Cordeiro. “Não devemos nos iludir, será uma batalha difícil, mas temos todas as condições para recolocar o Cidadania na Alerj e ter representação na Câmara Federal”, afirmou a nova liderança da capital.
Presente ao encontro, o presidente nacional Comte Bittencourt reforçou o compromisso do partido com a defesa da democracia. “Nosso partido tem uma tradição de tomar decisões colegiadas, elegendo os dirigentes através de convenções da forma mais democrática possivel. Tenho certeza que o Vinícius vai encontrar no partido o melhor ambiente que ele já passou para a atividade política”, comentou Comte.
O presidente estadual e prefeito de Macaé, Welberth Rezende registrou a importância de oxigenação do partido. “Faço parte do partido há 20 anos, fico feliz de chegar neste evento e encontrar tantas caras novas, que vem agregar e contribuir para o crescimento do partido”.
Nova Executiva
O evento foi aberto pelo então presidente municipal Gledson Vinícius, que destacou a atual dinâmica de mobilização do partido e fez menções especiais ao companheiro Roberto Percinotto, afastado por motivo de saúde da vida partidária, e Eliseu Neto, que faleceu em 2024.
Na sequência, as setoriais do partido no Rio fizeram uma breve exposição das atividades em andamento e representantes da Fundação Astrojildo Pereira falaram sobre os princípios e as bandeiras históricas do Cidadania.
A eleição da nova direção foi feita por aclamação. Além de Vinicius Cordeiro, novo presidente municipal, Gledson Vinícius, como vice-presidente, e Camilo Serqueira, secretário-geral, compõem a nova Executiva.
O encontro foi prestigiado por diversas lideranças do Cidadania, como o presidente estadual e prefeito de Macaé, Welberth Rezende, os vice-presidentes Vantoil Martins e Nilton Salomão, e a presidente da M23 estadual, Juliana Benício, além de novos filiados ao partido, como os ex-deputados André Lazaroni, Pedro Augusto, Jorge Pedregal e o ex-ministro do esporte, George Hilton.
Representantes do PSB também estiveram presentes na Convenção. Em nível federal, o partido está em negociações com o Cidadania para a formação de uma Federação partidária. O deputado federal Eduardo Bandeira de Melo, ex-presidente do Flamengo, e a vereadora licenciada, Tatiana Roque deixaram suas mensagens de união e admiração pela trajetória do Cidadania. “Vamos estar juntos para formar a principal federação de centro esquerda do Brasil”, disse o deputado.
O evento foi encerrado com as palavras do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do deputado Pedro Paulo, presidente estadual do PSD. Ambos deixaram um convite para que PSB e Cidadania estejam em uma futura aliança em torno de uma possível candidatura do prefeito do Rio.