Presidente nacional do Cidadania quer levar Luciano Rezende para o Congresso

Dirigente também esteve no Palácio Anchieta com o governador e reforçou apoio ao projeto do governo para 2026

O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, em visita ao Estado, confirmou que o partido estará no palanque do grupo do governo nas eleições do ano que vem. Num encontro nesta segunda-feira (26) no Palácio Anchieta, com o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), o dirigente partidário selou a aliança para 2026.

“Tivemos uma boa conversa com o governador e com o vice, reforçando nossa participação nessa aliança no Espírito Santo, sob a liderança de Casagrande e tendo Ricardo como provável candidato ao governo. Estamos discutindo muito a nova articulação do Cidadania com o PSB, a nível nacional”, disse Comte em entrevista à coluna De Olho no Poder.

No Estado, Cidadania e PSB já são aliados há algum tempo, mas a articulação nacional citada pelo dirigente é a proposta de uma federação entre os dois partidos. Segundo Comte, as conversas estão bem adiantadas e o martelo deverá ser batido até agosto.

“A conversa está bem encaminhada, evoluindo, sendo amadurecida nos estados entre os dois partidos. Pelo nosso calendário, acho que bate o martelo nos próximos dois meses. Até agosto, o quadro estará definido”, explicou Comte.

Como já noticiado pela coluna, no Estado, as duas legendas são a favor da federação, que é bastante positiva para o Cidadania.

O partido acabou sofrendo um enfraquecimento nos últimos anos, federou com o PSDB em 2022, mas o “casamento” não gerou frutos satisfatórios para as legendas, tanto que o “divórcio” deverá ser assinado no ano que vem – obrigatoriamente, as siglas federadas precisam ficar juntas por, no mínimo, quatro anos, sob pena de sofrer sanções.

Questionado sobre o motivo do Cidadania ter decidido não seguir com o PSDB, Comte respondeu: “Acho que faltou um debate mais aprofundado de projeto de país, de programa de federação, o que estamos fazendo hoje com o PSB. Não teve uma construção coletiva entre os dois partidos. Mas, o PSDB tem todo o nosso respeito, aqui no Espírito Santo há uma relação muito respeitosa, só que a nível nacional, não deu liga”.

O PSDB planeja uma fusão com o Podemos e o Cidadania se articula com a federação para sobreviver à cláusula de barreira, que estará mais apertada no próximo ano.

Planos

E, com a perspectiva de uma nova federação, Comte já faz planos para a legenda capixaba: quer voltar a ter representação na Assembleia Legislativa e levar o ex-prefeito de Vitória, Luciano Rezende, para Brasília.

Luciano é presidente estadual do Cidadania e, desde que deixou a Prefeitura de Vitória, em 2020, após dois mandatos, não disputou mais eleições. Se depender de Comte, isso pode mudar no ano que vem.

“A gente sempre busca motivar o Luciano numa candidatura. Luciano daria um grande representante do Espírito Santo no Congresso Nacional. Agora, é uma questão dele. Mas, da nossa parte, ele tem nosso apoio e nossa torcida”, disse o dirigente.

Em entrevista anterior à coluna, Luciano disse que não disputaria no ano que vem. Se o partido realmente federar, o PSB deve ficar no comando do grupo e passaria para a federação a decisão sobre a composição da chapa federal.

Com relação à Assembleia, Comte espera que o Cidadania faça ao menos um deputado estadual. O partido está sem representação no Legislativo desde que o deputado Fabrício Gandini (PSD) deixou a legenda.

“Queremos voltar a ter uma representação na Assembleia. Esse é um projeto que Luciano está construindo com os companheiros do partido, de eleger ao menos um deputado estadual”, afirmou.

A resposta de Luciano

Após a publicação da coluna, Luciano Rezende entrou em contato para agradecer o incentivo e o apoio do dirigente partidário, mas disse que mantém a mesma postura de não disputar no ano que vem.

“Agradeço imensamente o incentivo e apoio do nosso querido presidente Comte. Mas, é uma decisão de cunho pessoal. Tenho certeza que haverá compreensão sobre essa decisão. Já disputei 11 eleições e exerci vários mandatos em um período de 30 anos. Com a experiência adquirida nesse longo período, estou apoiando os candidatos do Cidadania, dos nossos aliados e ajudando na formação de líderes e gestores no Espírito Santo e no Brasil”, disse Luciano.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Congresso Estadual do Cidadania no Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!