Movido pela indignação com a “irresponsabilidade” de empresas de telefonia, de internet e da concessionária de energia, que deixam fios soltos nos postes de forma a levar risco à população, o vereador Marcos Felipi Garcia, do Cidadania, protocolou na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto que dá à prefeitura competência para retirar a fiação solta ou inutilizada que estiver a até 4 metros do chão.
Marcos Felipi denunciou um acidente com um jovem ciclista que, ao passar por uma avenida, teve um fio solto enrolado no pescoço. Felizmente, uma tragédia não ocorreu. “Imagina se é uma moto que passa em alta velocidade”, disse o vereador em suas redes sociais. O rapaz teve ferimentos no pescoço e nos braços.
Secretário municipal mais jovem da história de Porto Alegre, Marcos Felipi Garcia se elegeu nas últimas eleições. Ele esclareceu que a prefeitura realiza mutirões com empresas de internet, telefonia e com a concessionária de energia. “Mas é preciso evoluir. Por isso, protocolei o projeto”. A partir da aprovação da proposta, a administração municipal poderá chamar uma empresa e retirar os fios soltos, “combatendo a poluição visual e, principalmente, dando segurança à população para que situações como essa (que envolveu o ciclista) não ocorram”.