Sustentabilidade, inovação e inclusão são pilares da iniciativa
A prefeitura de Nova Lima (MG), administrada por João Marcelo Dieguez Pereira, do Cidadania, lançou neste mês o projeto Escola Modelo, que abrange a construção de novas unidades escolares municipais e reformas das já existentes. A proposta é ir além do convencional, dotando as escolas de bagagem para enfrentar os desafios do século XXI.
O projeto é baseado em seis pilares fundamentais: sustentabilidade; inclusão; acessibilidade; inovação; segurança; e a transformação da escola em espaço de referência da comunidade.
Isso significa que as unidades terão energia solar, captação de água e eficiência energética; acesso, acolhimento e respeito às necessidades de todos; disponibilização de rampas, elevadores e sinalização em braille; salas multissensoriais, laboratório de programação robótica, bibliotecas e brinquedotecas; segurança garantida por câmeras, controle de acesso e prevenção.
O projeto é parte do compromisso da prefeitura com o futuro das crianças e dos jovens do município e oferece ambientes que propiciam a aprendizagem, a criatividade e a inclusão. A iniciativa foi viabilizada por meio da PPP (parceria público-privada) da Educação, que prevê a construção de cinco escolas modelo e a melhoria da infraestrutura das 28 unidades já existentes, serviços das escolas municipais, sem interferir no processo pedagógico.