Joice Trindade – Secom Macaé
Macaé tem 60 consultórios odontológicos
Pautada no atendimento humanizado e no trabalho voltado à promoção, prevenção e/ou tratamento de saúde bucal, a Odontologia da rede municipal de Macaé está se preparando para outras ações em 2025 e encerrando atividades neste fim de ano. Ao todo, Macaé conta com 60 consultórios odontológicos e a Coordenadoria Especial de Odontologia. De acordo com registros, a Odontologia de Macaé já notificou neste ano 10.957 atendimentos por mês nos espaços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Estratégias Saúde Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Deste total, a maior parte dos atendidos são nas unidades de saúde do Aeroporto, Trapiche e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Já a quantidade de procedimentos executados junto à população é de 24.118.
A novidade é que além do atendimento odontológico na Casa do Servidor, que é o 20° consultório odontológico implantado na gestão do prefeito Welberth Rezende (Cidadania), os funcionários que atuam nas secretarias municipais também terão a oportunidade de receber consultas da área de odontologia, através de uma unidade móvel a partir do dia 6 de janeiro.
A Coordenadoria Especial de Odontologia oferece as seguintes especialidades: Odontopediatria, Endodontia, Estomatologia, Bucomaxilofacial, Prótese, PCDs, Dentística, além do atendimento 24 horas em três unidades de emergência. O Atendimento Domiciliar, a Odontologia Coletiva nas escolas e a Unidade Móvel complementam a assistência. Já na Casa do Servidor, são oferecidos diversos tratamentos como extração, limpeza, restaurações e aplicações de flúor dentre outros. As marcações, são recebidas diretamente no telefone do espaço-(22) 99263-9632.
“A previsão é que, a partir de janeiro, esta unidade móvel atenda aos servidores. Seguiremos com a proposta de cumprir de oferecer um tratamento dentário específico, de maneira humanizada”, ressaltou a coordenadora de Odontopediatria do município, Carla Bittencourt.
Escolas
Está em fase de encerramento, em função do término do ano letivo, o Atendimento Restaurador Atraumático (ART) nas escolas municipais. A visita de profissionais de saúde bucal no ambiente escolar da técnica odontológica, que consiste na remoção da dentina cariada e no selamento da cavidade com um cimento de ionômero de vidro.
Conforme Carla Bittencourt, a ação deve ter continuidade em 2025. Faz parte do trabalho da rede municipal de saúde, que tem como metas prioritárias a promoção, prevenção, recuperação e planejamento em saúde bucal.
O Centro de Especialidades Odontológicas conta com 12 consultórios e uma sala de Fretonomia. O local atende com as especialidades de endodontia, prótese, estomatologia, cirurgia, odontopediatria, periodontia, além de emergência – que funciona 24 horas.
O CEO conta que a Sala de Frenotomia do CEO é específica para a “cirurgia da linguinha”. O espaço realiza uma média de 48 cirurgias por mês. A cirurgia corrige o freio ou frênulo da língua ou do lábio da criança, quando há o encurtamento, dificultando a movimentação da língua. A Coordenadoria Especial de Odontologia funciona à Rua Velho Campos, 566, no Centro.