25 de Março: 102 anos do PCB

Foi em 25 de março de 1922 que se fundou o Partido Comunista Brasileiro.

Início simbólico de uma longa trajetória, que se estendeu a rigor até o final do século, quando o PCB virou PPS e se desfez a trajetória da sigla. Ainda há, como se sabe, pessoas tentando manter viva a lenda e a força simbólica do Partidão, mas seu ciclo de realizações e possibilidades se esgotou quando os que dirigiram a sigla optaram por deixá-la.

O PPS não é o PCB, por mais que laços e vínculos e narrativas apontem em sentido diverso. O novo partido tem sido uma tentativa de atualizar um legado. Uma análise do quanto isso está ou não acontecendo terá de ser feita um dia.

No dia 25 de março de 1980, PCB na ilegalidade, um grupo de comunistas, a maioria dos quais de São Paulo, lançou o periódico “Voz da Unidade”. Um semanário. Os dirigentes nacionais do partido (muitos dos quais ainda no exílio ou recém chegados de volta ao país), incorporaram-se ao projeto. O jornal nasceu impulsionado por David Capistrano Filho (entre outros) e dirigido pelo saudoso Gildo Marçal Brandão, e contou desde o início com a colaboração de diversas pessoas de esquerda, comunistas e democratas.

Eu estava entre eles.

Naquele dia 25 de março realizou-se uma festa para o lançamento do jornal. Ela ocorreu num terreno em Santana, onde havia uma enorme lona estendida, quase na esquina com a rua Voluntários da Pátria, se não me engano. A redação do jornal me encarregou de fazer o discurso em nome dela. Foi uma emoção.

Um dia ainda acharei a íntegra do texto que escrevi e li na ocasião.

Tudo isso hoje é história. E como tal ajuda a que se entenda muito da política que se fez e que se continua a fazer no Brasil.

Leia também

Prisão de Carla Zambelli na Itália: o que esperar do processo jurídico internacional

A recente prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP),...

Tereza de Benguela e o primeiro quilombo parlamentarista no Brasil.

No dia 25 de julho,  através da lei n°12987...

As novas tarifas de Trump: Impactos na União Europeia e no Brasil

No sábado, 12 de julho, o presidente dos Estados...

Esclarecimentos jurídicos sobre extradição no caso Carla Zambelli

Por Renata Bueno, ex-parlamentar italiana e advogada internacional Roma –...

80 Anos do Dia da Vitória

Eduardo Rocha Economista pela Universidade Mackenzie Pós-Graduado com Especialização em...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!