Alex Manente cobra informações do Ministério da Saúde sobre o surto epidêmico de dengue no Brasil

O líder do Cidadania perguntou sobre o planejamento e execução, por parte da Pasta da Saúde, para viabilizar a alocação de recursos para os locais já declarados em situação de emergência em saúde pública.

O deputado federa Alex Manente (Cidadania-SP) apresentou nesta terça-feira (20) requerimento de informação ao Ministério da Saúde sobre o surto epidêmico de dengue que o Brasil está enfrentando. Dentre os questionamentos o parlamentar quer saber qual é a situação atual da epidemia de dengue no Brasil em termos de número de casos, regiões mais afetadas e tendências recentes e circulação dos sorotipos da doença.

Alex Manente também quer saber os motivos de o ano de 2024 correr o risco de se tornar o pior ano na série histórica da dengue, superando todos os recordes registrados, quais são os principais fatores que contribuíram para o aumento dos casos de dengue no país recentemente e se há alguma previsão, de conhecimento dos técnicos da Pasta da Saúde, sobre o possível surto de dengue no país.

Além disso, Manente questionou os motivos de ainda não ter caracterizado, sob os critérios da Pasta da Saúde, situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional por dengue e qual o limite endêmico considerado esperado ou dentro da normalidade para cada região.

“A situação atual em nosso país exige muita atenção e resposta rápida, coordenada e eficiente das autoridades de saúde em decorrência da explosão de casos de dengue. Os serviços de saúde estão ficando sobrecarregados e evidencia-se que os aspectos epidêmicos do Aedes aegypti encontraram no Brasil e no mundo contemporâneo condições socioambientais favoráveis para sua rápida expansão”, afirmou Manente.

“É perigoso ficar atribuindo o aumento de casos só à questão do aquecimento global, pois tira o compromisso de cada um, do poder público e da sociedade, de aderir aos cuidados que são importantes, que é a eliminação dos criadouros”, concluiu o parlamentar.

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2387600&filename=RIC%20218/2024

Leia também

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

Piauí: Edital de convocação extraordinária

Nos termos do Estatuto Partidário e da legislação em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!